sábado, 19 de julho de 2014

Zizek, um plagiador?


Li recentemente uma matéria muito bem articulada mostrando que Slavoj Zizek pode ter plagiadoplagiado um jornal conservador e que prega a supremacia branca. Há dois anos, a tradutora Denise Bottman apontou um outro problema dee plágio ligado não diretamente a Zizek, mas à editora ter tomado como base a tradução editada em Portugal. Segundo comentário lido no twitter, Zizek teria supostamente defendido a Boitempo naquela ocasião.

Agora a coisa foi tão séria que Zizek respondeu dizendo que "um amigo" mandou um resumo do livro de Kevin Mcdonald´s com as passagens problemáticas. No entanto, não foi o amigo quem escreveu o texto e sim Zizek.

Isso pode ser um indício de que Zizek conta com uma equipe para ajudá-lo a produzir seus livros, uma vez que mantém uma produção prolífica. Ele também tem uma linha marxista desde 1989, tendo, antes disso, sido um dissidente antimarxista ferrenho. Zizek, como na paródia aqui postada, são muitos "Zizeks".

A hipótese de que Zizek tenha plagiado um jornal que prega a supremacia branca vem de encontro às análises realizadas por Jacob Lewin e Molly Klein no painel na Left Forum sobre ele, Zizek Delenda Est, que foi objeto de uma postagem aqui em meu blog.

Nenhum comentário: