Da pré-escola ao pós-doutoramento - ciclo completo educacional e  
acadêmico de formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e  
profissional - consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimos  
anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas  
implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta  
de seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome do  
Ministro Fernando Haddad.
Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito  
significativo do País em vários domínios: ocorreu a redução marcante  
da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões de  
brasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima  
da população, a confiança e a credibilidade internacional, num claro  
reconhecimento de que este é um País sério, solidário, de paz e de  
povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares  
mais elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana que  
não se submete aos ditames e aos interesses de países ou organizações  
estrangeiras.
Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele  
em que mais se investiu em educação pública: foram criadas e  
consolidadas 14 novas universidades federais; institui-se a  
Universidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 campi  
universitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e a  
ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas e  
Institutos Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao  
ensino superior a mais de 700.000 jovens. Com a implantação do REUNI,  
estamos recuperando nossas Universidades Federais, de norte a sul e de  
leste a oeste. No geral, estamos dobrando de tamanho nossas  
Instituições e criando milhares de novos cursos, com investimentos  
crescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público, de  
profissionais qualificados. Essas políticas devem continuar para  
consolidar os programas atuais e, inclusive, serem ampliadas no plano  
Federal, exigindo-se que os Estados e Municípios também cumpram com as  
suas responsabilidades sociais e constitucionais, colocando a educação  
como uma prioridade central de seus governos.
Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto  
educadores, dirigentes universitários e cidadãos que desejam ver o  
País continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos à sociedade  
brasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo e  
que devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a  
continuidade das políticas e investimentos na educação em todos os  
níveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação, de que o  
Brasil tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda mais  
decisiva, neste mundo contemporâneo em constantes transformações.
Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa  
gratidão ao Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial,  
no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia. Ele  
também foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado em  
educação não é gasto, mas sim investimento no futuro do País. Foi  
exemplo, ainda, ao receber em reunião anual, durante os seus 8 anos de  
mandato, os Reitores das Universidades Federais para debater políticas  
e ações para o setor, encaminhando soluções concretas, inclusive,  
relativas à Autonomia Universitária.
Alan Barbiero - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
José Weber Freire Macedo - Univ. Fed. do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Aloisio Teixeira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Josivan Barbosa Menezes - Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)
Amaro Henrique Pessoa Lins - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Malvina Tânia Tuttman - Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Ana Dayse Rezende Dórea - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Maria Beatriz Luce - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Antonio César Gonçalves Borges - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Maria Lúcia Cavalli Neder - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Carlos Alexandre Netto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Miguel Badenes P. Filho - Centro Fed. de Ed. Tec. (CEFET RJ)
Carlos Eduardo Cantarelli - Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR)
Miriam da Costa Oliveira - Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA (UFCSPA)
Célia Maria da Silva Oliveira - Univ. Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Natalino Salgado Filho - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Damião Duque de Farias - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Paulo Gabriel S. Nacif - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Felipe .Martins Müller - Universidade Federal da Santa Maria (UFSM).
Pedro Angelo A. Abreu - Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e Mucuri (UFVJM)
Hélgio Trindade - Univ. Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Ricardo Motta Miranda - Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Hélio Waldman - Universidade Federal do ABC (UFABC)
Roberto de Souza Salles - Universidade Federal Fluminense (UFF)
Henrique Duque Chaves Filho - Univ. Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Romulo Soares Polari - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Jesualdo Pereira Farias - Universidade Federal do Ceará - UFC
Sueo Numazawa - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
João Carlos Brahm Cousin - Universidade Federal do Rio Grande - (FURG)
Targino de Araújo Filho - Univ. Federal de São Carlos (UFSCar)
José Carlos Tavares Carvalho - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Thompson F. Mariz - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
José Geraldo de Sousa Júnior - Universidade Federal de Brasília (UNB)
Valmar C. de Andrade - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
José Seixas Lourenço - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Virmondes Rodrigues Júnior - Univ. Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Walter Manna Albertoni - Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP)
 
 
Um comentário:
como gostei do seu espaço, ainda há esperança...
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