domingo, 24 de outubro de 2010

Jornal Fique Sabendo quase declara o voto em Serra em seu editorial

Aqui estamos novamente para debater com o Valmir do Jornal Fique Sabendo, que em editorial da edição de 15 a 30 de outubro de 2010 ensaiou declarar o voto em Serra, mas ficou só no quase. Quase declarou. O título do editorial é: "O Brasil da Imprensa Quase Livre".

Valmir: você poderia ter declarado o voto em Serra nessa edição, imitando o jornal O Estado de São Paulo. Teria sido mais honesto, mostrado mais coragem. Porque durante a campanha você fez uma cobertura que ignorava todos os candidatos e falava só dos que anunciavam com você: Zé do Nô, Jefinho, Dr. Grilo, Anastasia.

Na capa você colocou uma imagem de Vital Guimarães, presidente do PSDB local, recebendo um panfleto de Anastasia e colocou a chamada falando em "carta de reivindicações". Achei muito positivo, como achei positiva a cobertura do caso do menino morto em circunstâncias misteriosas, o José Paulo. Como você já deve ter lido no blog do André, vou mesmo publicar um artigo a respeito da manifestação que aconteceu reivindicando uma apuração justa para esse caso. O artigo se chamará Outubro Vermelho em Bom Despacho.


Você ignorou a manifestação histórica e publicou um Boletim de Ocorrência, o segundo que vejo (o primeiro foi publicado no blog do Fique Sabendo) a respeito do caso José Paulo. Esse que você publicou impresso nem sequer toca no assunto "drogas" que era o grande tema do outro, que acusava José Paulo de traficante. O que aconteceu? Por que dois BOs? Por que esse agora dando ênfase ao acidente que o teria matado?

A carta de Vital a Anastasia foi uma iniciativa boa, parabéns ao Vital, que parece ter boas relações com você. A carta continha as seguintes reivindicações que vale a pena transcrever:

1--instalação imediata da Superintendência de Educação (já criada por Lei).
2--Destinação da Fazenda --antiga Febem --para o projeto da escola profissionalizante do Agroindustrial.
3--Recursos para a construção de um Anel Rodoviário e duplicação da entrada da cidade até a BR 262.
4--Recursos para a aquisição de um CTI e uma Hemodiálise para serem administrados pela Santa Casa e não por uma empresa particular conforme tem sido noticiado.
5--Asfaltamento para o Campo de Pouso, que se encontra e pista de terra desde sua construção há mais de dez anos.
6--Apoio para o processo de agilização do Parque Ecológico Mata do Batalhão.


São pontos bons, mas poderiam chegar a dez, com a estatização das siderúrgicas locais paradas pelo Lula, quem sabe, etc.

Mas, deixando de lado esse tema candente, vamos ao seu editorial. Em primeiro, você é extremamente inexato ao tratar de "numa edição da revista Veja..." Que edição? De quando? A Veja é um péssimo exemplo para você, Valmir. Ela se faz de neutra, mas é partidária do PSDB. E mente e distorce.

Como acho que é distorção e mentira essa história de que Lula quer monitorar a imprensa mediante um dispositivo na Constituição. Afirmações mentirosas desse naipe foram feitas pelo candidato Dr. Grilo, que pagava publicidade em seu jornal a respeito de minorias religiosas e sexuais. Esse candidato confunde o PNDH-3, plano de direitos humanos, com emendas à Constituição, por pura má fé.

Cuidado, Valmir: tomar partido, sim, incentivar a ignorância, a mentira e a confusão, deliberadamente, aproxima um órgão do fascismo, porque o fascismo faz uso deses expedientes. Não estou dizendo que você é fascista. Eu vi você na manifestação contra a morte de José Paulo e acredito que você é um cidadão que quer que a cidade melhore, é um cidadão que luta por uma imprensa melhor, é um rapaz batalhador que leva adiante sozinho o seu jornal. Por isso me dou ao trabalho de escrever esse texto: no intento de ajudar você a seguir o seu caminho que é de luz e impedir certos deslizes nas trevas.

Eu não peço a você ser cem por cento imparcial, mas ser parcial e não assumir acho negativo. Você pode receber pelas publicidades, mas o conteúdo pode ser uma cobertura mais abrangente, ouvindo e olhando os dois lados.

O governo Lula se caracteriza por ter tido uma simpatia da imprensa em seu início, para depois passar a ser intensamente combatido por ela. Nesse combate, ela não se mostrou isenta e sim conservadora, autoritária, ignorante e praticante da censura que ela diz querer evitar. Sim, ela modera, censura, omite, não dá direito de resposta! Escreva uma carta criticando a Veja e veja se sai lá!

Eu votei em Ivan Pinheiro do PCB no primeiro turno e votarei e Dilma no segundo, mas só porque ela é a menos pior. Mas de censura a jornalistas não se pode acusar o governo Lula! E mesmo Chávez sofreu um golpe de estado do qual participou toda a imprensa. E o que ele fez com a RCTV foi cassar a concessão dela, mas ela continuou funcionando a cabo e pela internet. Não foi "fechada pelo governo" como mentem por aí. Existe oposição a Chávez, sim, como o jornal Tal Cual, do Teodoro Petikoff. Leia que é espanhol, dá para ler e é menos editorializado que a Veja. Leia lá e não repita mais as besteiras reaças da Veja:

http://www.talcualdigital.com/index.html

Aliás, esse governo tem a peculiaridade de ser combatido por praticamente toda a imprensa, rádio, jornais e televisão, mas nem por isso perde popularidade. Isso é para você refletir sobre sua (ir)relevância para o povão.

A própria Veja tem publicidade de empresas tais como o Banco do Brasil, o que me deixa espantado. Receber dinheiro de um órgão do governo para falar mal dele! Eu creio que o PT deveria criar sua imprensa própria, não-estatal, e esculachar essa imprensa demotucana.

No mais, espero que você aceite esse texto como estima ao seu jornal e a você, assim como desejo de abrir o diálogo. Deixe estar que Lula quer você e seu jornal livres e Deus, no qual o FHC já disse não acreditar e a imprensa esconde, com certeza vai ser bem benevolente e onipresente e, sem se tornar "um minúsculo chefe de estado em virtude de sua decadência governamental", como você escreveu, com certeza irá querer.

Abraços sempre camaradas do Lúcio Jr.

36 comentários:

fiquesabendobd disse...

Caro Lúcio!
A edição da Revista Veja que mencionei é do dia 29 de Setembro de 2010. Sobre o Caso Zé Paulo, o blog do jornal Fique Sabendo está cobrindo este fato com total imparcialidade. E você falou que ele foi assassinado, quero que você me mostre a prova se tiver para publicar no jornal. Agora, antes de vir ao seu blog para falar destas bobagens, seja homem e conversa comigo pessoalmente e fique correndo de mim, como já ocorreu outras vezes.

Revistacidadesol disse...

Oi, Valmir.

O objetivo do blog é ser um observatório da imprensa, não sei se vc se lembra...

Mudei o termo "assassinado" para morto. Mas gostaria de saber de vc: por que um novo BO, agora sem drogas? Então ele não era traficante? O que vc publicou no blog estava errado?

Total imparcialidade, publicando esse BO sem maiores comentários? Se te pedirem para publicar outro e mais outro, vc publica?

A violência policial nesse caso tem testemunhas: o pai viu o menino ser agredido, o menino contou para a mãe e populares viram o menino chegar algemado ao PA. Eu vi a revolta das pessoas aqui perto de casa.

Quero o esclarecimento do caso, pois não é o primeiro que acontece: meu primo Roberto de Melo Queiroz foi espancado e levou telefone em São Gonçalo e meu pai, que é coronel reformado é testemunha nesse processo que corre aqui na região militar, não sei se vc tá sabendo. Infelizmente, ele mesmo me disse que não vai dar expulsão para o cabo e o sargento que bateram no Beto em São Gonçalo.

Vc ainda está muito ligado nessa antiga imprensa que se enche de autoridade, estilo Veja. Se liga, isso aí está morrendo. O q tenho para dizer para vc é isso aí.


Abs do Lúcio Jr.

Wagner Luiz disse...

Uma das pragmáticas do jornalismo é ouvir os dois lados da história. Ainda não vi a versão que a PM apresentou à população.
Não um BO que tenta descrever de maneira impessoal os fatos, mais sim uma versão oficial da instituição.

Valmir Rogério disse...

Caro lúcio!

Suas ideias diante deste caso são incompatíveis, pois até agora ninguém descobriu a verdade. Sugiro a você, que está tão interessado fazer este serviço, caso tenha interesse. Sobre o BO, ele foi enviado a todos veículos de comunicação de Minas. Nós ouvimos todas as versões, e acho q vc está incoerente, pois já postou comentários nos parabenizando pela cobertura. E porque resolveu mudar o termo de assassinado por morto?

Revistacidadesol disse...

Oi, Valmir.

Mudei graças à sua dica, que agradeço: não posso provar que o José Paulo foi assassinado, então retiro que disse.

Não acho incoerente, vc publicou dois BOS DIFERENTES!

Era questão de levar esses dois BOs publicados ao Ministério Público, né?

Como explicar?

Abs do Lúcio Jr.

Revistacidadesol disse...

Oi, Valmir. Achei que vc tinha moderado esse comentário no seu blog. Obrigado por publicá-lo em homenagem à imprensa livre!


Revistacidadesol disse...

Oi, Valmir. Esse é para vc censurar. Sim, escrevo esse para vc moderar.

E quando moderar, faça uma pequena oração pela nossa imprensa quase livre do Brasil. Aperte a tecla. Confirma!

Valmir, isso de que a imprensa da Venezuela tá na mão do Chávez é mentira. Inclusive, ele processa alguns jornalistas justamente pq publicam artigos contra ele. Se vc falasse de Cuba, quem sabe, mas mesmo assim é mentira. Tem a cubana Yoani Sánchez (conhece? Tá bem informado?) se manifestando no blog dela com comentários q até eu moderaria, falando que Che é porco assassino fedorento e coisas assim.

Por outro lado, sua cobertura em relação ao Zé Paulo furou o Jornal de Negócios e está de parabéns. Clênio elogiou bastante seu blog para mim e eu concordei e disse que briguei com vc para vc fazer esse blog, inclusive.

No entanto, não vi os vereadores na manifestação em solidariedade com o Zé Paulo. Aliás, não vi político, nem padre, nem ninguém do PT. Não arrumaram nem uma caixa de som e um microfone para as pessoas se manifestarem. É pena. Dê esse toque no Vital. Importa mais ajudar a dar palavra a essas pessoas e comparecer do que mandar cartinha pidona para bonecas superpoderosas.

Abs do camarada Lúcio Jr.

fiquesabendobd disse...

Caro Lúcio!
Vc está enganada, quais são os dois BOs que publiquei? No meu blog tem apenas um, enviado pela Assessoria de Imprensa do Sétimo Batalhão, ou seja, versão oficial da Instituição. Você deve estar confundindo com a Nota Oficial enviada pelo Comando da PM de Bom Despacho, que afirma estar investigando o caso. Pode ser?

Revistacidadesol disse...

Não, Valmir, eu li um BO falando o seguinte: os meninos estavam diante da cadeia no horário do banho de sol dos presos, buscando traficar drogas nesse momento, mas foram instados a parar na Blitz e não pararam, daí o acidente.

Tanto eu li que comentei esse BO comentei a respeito dele como o Clênio no dia da manifestação.

Agora vc publicou no jornal um outro sem o assunto drogas. Realmente não encontrei o outro em seu blog.

Mas hoje uma pessoa que esteve na manifestação me contou que um trator passou no barranco onde os meninos sofreram o acidente.

É tudo tão misterioso nesse caso...

fiquesabendobd disse...

Caro Lúcio!

Estou este caso desde o começo, por isso, te conto que muita coisa tende a ser investigada pelas autoridades, incluindo até a Policia Militar. Dizem que existem testemunhas, quais são elas, além da família, elas foram ao MP, Delegacia? Então, é necessário haja uma conclusão, somente após a confirmação da morte do garoto do laudo pericial.

Compreendo a sua indgnação, mas querer julgar alguém neste momento, fica complicado de fazer.

Clenio Araujo disse...

Valmir
Vc, que está mais por dentro, sabe o prazo que as instituições envolvidas têm? O laudo pericial, a investigação interna da PM, a investigação da Civil, a eventual participação do Ministério Público. Enfim, quando teremos informações mais conclusivas sobre tudo o que ocorreu?
Como o Lúcio escreveu, elogiei msm a cobertura do seu blog sobre os fatos. Não li foi o jornal - não o encontrei. Aliás, se quiser, algum dia, a gente pode bater um papo sobre o Fique Sabendo. Penso que quanto mais opções o leitor de BD tiver, melhor pra ele.
Não vamos esquecer o caso do dia 8 de outubro... Continue firme no seu trabalho!
Abraço

Revistacidadesol disse...

Valmir: estou julgando quem? O fato é que eu li outro BO, anteriormente, falando sobre drogas. Se ele sumiu e escreveram outro, suponho que o primeiro continha algo sem fundamento e que não podia ser provado.

A acusação de tráfico, quem sabe.

O que sei aqui é o que li na imprensa. É bem provável que, fora a família, outras testemunhas não tenham coragem de se manifestar.

O Waguinho se manifestou a respeito da necessidade de vc, no jornal, ouvir também o outro lado, a versão da família, não transcrevendo somente um BO. Foi o que fiz no artigo que vai sair no jornal estadual do PCB.

Cleninho: o que supunho foi que, inicialmente, foi publicado no blog Fique Sabendo um BO a respeito da ocorrência. E que, no jornal impresso, foi publicado umoutro e o anterior foi substituído também no blog pelo novo BO.

Abs para todos vc.

Lúcio Jr.

Clenio Araujo disse...

Lúcio: pois é. Houve dois BOs então.
Valmir: o que aconteceu? Dá pra esclarecer?
Obrigado

fiquesabendobd disse...

Olá Clênio e Lúcio!

Lúcio, acho q vc não leu direito, nós ouvimos a família sim. O pai Willian lacerda foi citado na entrevista, conforme nota divulgada no jornal. Por acaso vc é cego ou q? Sobre o BO, foi enviado a redação do Jornal e para outros veículos, somente aquele publicado. E Clênio, as autoridades tem até o dia 8 de novembro, pois o prazo é de 30 dias, após o óbito. E Lùcio, no jornal foi publicado o mesmo BO do blog.

fiquesabendobd disse...

Lúcio!
Vc disse que foi publicado dois BOs diferentes, um na versão online e outro na impressa. Pelo que eu entendi, vc está me acusando de ter mudado a publicação, quero q prove isso, ou senão tomarei medidas judiciais contra vc, pois imprensa é coisa séria, e não um joguinho de bate-papo via blog na internet.

Anônimo disse...

Lúcio,
a muito tempo eu venho seguindo os blogs de vcs e sempre vc faz criticas
sobre o que o editor do jornal fique sabendo publica em seu jornal.Sobre esse caso do garoto ele ta certo de ser imparcial pq ele não tem provas ele não viu o q aconteceu ele apenas publicou a ocorrencia policial e o q a Familia do garoto disse sobre o caso.Por acaso vc queria ser igual a ele?pra mim isso e pura inveja da sua parte.

Revistacidadesol disse...

Valmir: estou te relatando o que eu li no seu blog e no seu jornal.

Me desculpe, então, se eu alucinei. Deve ter sido algum tipo de alucinação coletiva...

Outras pessoas lêem, Valmir, sou só um leitor que tem a coragem de falar o que pensa para você.

Pois é, imprensa é sério, portanto eu, se fosse você, nunca acobertaria erros de autoridades ou faria parte de farsas, acaso elas existirem. Porque aí, o seu caminho será de trevas com poucos deslizes para a luz...

fiquesabendobd disse...

Oh Lúcio!

Quero q vc prove q estou acobertando os erros das autoridade como mencionou. E não vou perder meu tempo de trabalho, discutindo isso com vc. Te sugiro procurar outro meio, se quiser aparecer na mídia, pois esta atitude, não é de um professor sério, sábio, como vc acha q é. Espero q isso, acabe por aki.

Revistacidadesol disse...

Oi, Valmir.

Não coloque afirmações na minha boca. Vc se incomodou muito, hein? Sabia que imprensa é um serviço prestado ao público?

Vc reage ao contrário, como se eu é fosse seu empregado!

Fiquemos por aqui, então. Eu expliquei a uma pessoa próxima da família do José Paulo o que vi, mas eles são pobres e nem têm computador. Uma pena. Talvez isso fique assim. Não merecia.

Att Lúcio Jr.

fiquesabendobd disse...

O Professor!

Vc viu o q, e Imprensa é serviço prestado ao público sim. Pena q você não cabe dentro deste contexto, pois não tem ética, bom senso, e muito menos capacidade intelectual para trabalhar neste ramo. Só pra te falar, estou neste mercado há 10 anos, e sei muito bem o q estou fazendo. Agora, se quiser opinar sobre qualquer matéria nossa publicada, pode opinar. Só não pode inventar mentiras como vc fez neste debate. Vai estudar um pouco de mídia, se quiser seguir neste ramo, camarada.

Revistacidadesol disse...

Valmir: não nos levemos tão a sério.

Mosquito, p. ex, me fala que adora quando a gente briga aqui, q dá risada, etc.

Agora realmente me espantei com o q aconteceu e mim não interessa inventar, tanto que o assunto é sobre idéias, ideias no editorial.

Mas repito que nesse episódio realmente verifiquei algo estranho.

Note que os outros jornais não fazem editorias, ou seja, não expõem opiniões e ideias.

Não faça editorial que eu não comento mais, combinado?

Att
Lúcio Jr.

fiquesabendobd disse...

Oh professor!
No meu jornal, quem manda na sua linha editorial, sou eu. Nos outros jornais, eles tem sua linha editorial, e eu respeito, algo que não acontece com vc. E vc não comentou somente neste debate sobre o editorial, e sim na reportagem referente ao caso Zé Paulo. Antes de opinar sobre qualquer coisa sobre o jornal Fique Sabendo, procurar analisar os termos que vc usará antes de vir neste blog.

Revistacidadesol disse...

Antes de opinar sobre qualquer coisa sobre o jornal Fique Sabendo, procurar analisar os termos que vc usará antes de vir neste blog.

------------------------

Lá manda vc, aqui mando eu. Para mim, há indícios de que José Paulo sofreu chutes depois de algemado, ou seja, tortura e violência covarde. E eu li pelo menos dois BOs a respeito desse mesmo caso no seu jornal.

Isso é no q dá ter preguiça de fazer a matéria e simplesmente copiar o BO no jornal. O q ficou fazendo na faculdade, Valmir, copiando BOs?

Revistacidadesol disse...

No que nos diz respeito, quer se trate de um indivíduo, um partido, um exército ou uma escola, julgo que a ausência de ataques do inimigo contra nós é má, porque significa, necessariamente que fazemos causa comum com o inimigo. Se somos atacados pelo inimigo, é bom, porque isto prova que traçamos uma linha de demarcação bem nítida, entre o inimigo e nós. E se ele nos ataca com violência, pintando-nos nas cores negras de denegrindo tudo quanto fazemos, melhor, porque isto prova não só que estabelecemos uma linha de demarcação nítida entre o inimigo e nós, mas ainda que conquistamos êxitos em nosso trabalho.

Mao Zedong in "Ser Atacado pelo Inimigo é uma Boa e não Má Coisa"

fiquesabendobd disse...

Caro Lúcio!
Vc terá q provar q publiquei dois Bos, senão terei q levar vc a justiça. E vc terá q provar que estou publicando somente BOs, como afirmou. E vc é a prova de como a educação no Brasil é o regresso em pessoa. Garrafão, quase Ombusdman!

Revistacidadesol disse...

Valmir, sabia que existe uma coisa que se chama: cache das páginas do google?

Cada página que a gente visita fica registrada no computador...

Revistacidadesol disse...

Sugiro a vc procurar o representante do Ministério Público e relatar o q estamos conversando aqui.

Pq, se eu tiver oportunidade, vou colocá-los a par.

Att Lúcio Jr.

fiquesabendobd disse...

Oh, professor!

Se vc tiver como provar faça isso!Então te vejo no tribunal. Flw!

Anônimo disse...

O a toa

vai trabalhar vagabundo!

Anônimo disse...

Caro Valmir.

Concordo com vc no que se refere a esse que se diz professor aí. Ele tá se achando...
E agora o que ele tem pra falar do pai do menino que roubou um carro e disse que irá matar os policiais? Agora é olho por olho, dente por dente? Com certeza ele vai defendê-lo também.
Ele fala tanta bobagem que dá até azia.
Ainda não sei o que ele faz nessa cidade. Bom acho que sei sim... Ele vive aqui querendo causar mal estar com todos, o que ele já consegui. E vive sustentado pela esposa. Enquanto ela trabalha, coitada, ele fica brincando na internet. Ao invés dele tá procurando emprego, ele passa o dia inteiro em blogs, orkut. É fácil provar. É só acompanhar a comunidade de Bom espacho no orkut e verificar as postagens dele.
Vai trabalhar vagabundo. É por isso que o Brasil não vai pra frente.

Revistacidadesol disse...

O q é q tem a ver uma coisa a ver com outra?

Mas defender, não, só entender. Acho que o pai dele pirou.

E não julgo ninguém, ao contrário de vcs babacas, eu produzo. Esse artigo onde vc postou, p. ex.

Anônimo disse...

Produzir, hahahahaha....
Bela porcaria essa produção. Infrutífera de dar dó. Que bem gerou? O que contribuiu para a melhoria do mundo?
É só dar uma voltinha pelo bairro e verá que o pai dele não "pirou" nada, ele é assim mesmo. Só que como o filho dele essa vez foi a vítima, você quer colocá-lo como um anjo. Só quem mora perto que sabe.
Tá querendo ficar amigo dos "manos", é zé mané. Cuidado que um dos seus pode ficar prejudicado nessa. Quem mexe com porco, fica sujo igual a ele.

Revistacidadesol disse...

Cuidado que um dos seus pode ficar prejudicado nessa. Quem mexe com porco, fica sujo igual a ele.

------------------------

Vou tomar providências para rastrear o seu ID, seu anônimo sem vergonha e sem coragem de colocar a cara: o que você está fazendo, me ameaçando, também é crime, sabia?

Essa história do pai do José Paulo, se não existisse, tinha q ser inventada.

Anônimo disse...

Não estou ameaçando ninguém, mas veja quem são as pessoas envolvidas. Você um defensor e tanto, podem achar que você sabe de alguma coisa e não quer falar.
Só falei pra tomar cuidado, não entenda errado, não. Hora nenhuma ameacei ninguém. Quem sou eu pra ameaçar. Tenho uma família linda. Só alertei. Mas se não quer abrir seu olho, tudo bem. Deve ser por isso que você tem que usar esses óculos fundo de garrafa, pra ver se enxerga melhor.

Revistacidadesol disse...

Pois é, e eu estranhei bastante essa prisão do pai do José Paulo. Não parece ser bem um roubo de carro, pelo texto publicado no jornal, que em breve vou comentar aqui. Ele parece ter roubado o carro de uma pessoa conhecida.



Ou pelo menos, não é algo típico. É estranho: ele foi pego armadado no carro, indo praticar o que diziam ia fazer? Quem estava no carro próximo da casa dos policiais e era familiar do José Paulo?

Eu, ao contrário do que você está dizendo, só tenho dúvidas, só sei do que vejo na imprensa.

Revistacidadesol disse...

Do Fique Sabendo, Bo sobre as novidades do caso:

Com esta informação durante o rastreamento, foram recebidas novas informações que W. estaria em um bar. De imediato a GuRp deslocou até o bar onde o proprietário informou que realmente W. esteve no local e disse que estava armado e que mataria os 04(quatro) policiais envolvidos na morte de seu filho e em seguida suicidaria (referindo-se à ocorrência onde o filho do mesmo, após acidente com uma motocicleta ocorrido em outubro do corrente, faleceu).

Tais ameaças foram feitas na presença de vários frequentadores do bar que pediram para não serem envolvidos nesta ocorrência, por temerem por suas famílias. Em ato continuo a GuRp deslocou na tentativa de localizar o autor W. então na Avenida MARTINHO CAMPOS deparou com o veículo conduzido pelo autor W., onde conseguiu abordá-lo, sendo constatado que o autor W. não possui habilitação.

Em contato com a vítima A. relatou que estava em um bar bebendo e em dado momento deslocou até o banheiro e, ao retornar, não mais viu seu veículo, sendo informado por terceiros de que quem saiu com seu carro era o autor W., fato este sem a permissão da vítima, tendo então ligado 190 para informar de tal situação.

Revistacidadesol disse...

Se William ameaçou, com que arma estava? Foi preso armado? Ele confessou as ameaças ou foi só pessoal do bar que acusou sem dar o nome? Quem acusa tem de mostrar provas e dar o nome. Acusar anônimo é fogo.

O BO não esclarece essas dúvidas...