segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tinhorão é mutilado por Caetano e Gil




O título dessa notinha é apenas uma ironia a respeito de como uma adaptação pode alterar o sentido de um texto ou frase.  A questão 106 do Caderno Rosa do ENEM fez uma curiosa adaptação de José Ramos Tinhorão, tanto que merece nota. Ela distorceu o pensamento do crítico a favor de Caetano e Gil. Observe o texto da questão:


Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de dois de seus líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a "retomada da linha evolutiva", instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical (J. R. Tinhorão. Pequena História da Música Popular da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 (adaptado).


A seguir, veja como o gume do crítico foi amansado em favor de Caetano e Gil, evidente no texto original:



(...) o tropicalismo (...) não deixou de cumprir seu papel de vanguarda do governo de 1964 na área da música popular: rompidas as resistências da parte politicamente consciente da classe média universitária, que tentava a defesa de uma música de matrizes brasileiras, as guitarras do som universal puderam completar sua ocupação do mercado brasileiro. E assim, a partir da década de 70, em lugar do produto musical de exportação prometido pelos baianos com a ‘retomada da linha evolutiva’, instalou-se nos meios de comunicação e da indústria do lazer, definitivamente, a era do rock. O qual, aliás, muito tropicalisticamente, o espírito satisfeito dos colonizados passaria a chamar, a partir da década de 1980, de rock brasileiro (Tinhorão, 1986: 267).

5 comentários:

Felipe disse...

Lúcio, você já viu o hangout que eu te deixei lá no Google Plus?

Revistacidadesol disse...

Oi, Felipe, vi, mas o google abre muito lento para mim, não sei pq.

Abs o Lúcio Jr.

Revistacidadesol disse...

Oi, Felipe, vi, mas o google abre muito lento para mim, não sei pq.

Abs o Lúcio Jr.

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PCelestial disse...

Foi esta mesma questão que fizeram em relação ao comunismo. Intencionalente deturpavam o que fora falado pelos líderes.