sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A nova piração da direita: Stalin foi agente do czar!


O professor Bertone Sousa tomou gosto no assunto Stálin e publicou uma nova bobagem a respeito dele: Stálin teria sido agente do czar.

Só comento isso a respeito das novas táticas de direita: dizer que Stálin foi conservador e não demasiadamente radical. Muito do que os marxianos dizem vai nessa linha. O pioneiro parece ser Trotsky. Zizek e Meszaros também vão por essa senda: seria preciso ser mais radical que Stálin, ir "além do capital".  Assim eles se colocam na posição de revolucionários, enquanto Stálin é atrasado.

a URSS de Stálin tiraria mais-valia dos trabalhadores, seria capitalista de estado--mas capitalista, os trabalhadores não teriam nada a ganhar.

Agora, agente do czar governando durante trinta nos? Por que não restaurou o czarismo? Para Bertone, Stálin é assassino de comunistas. Assim, consegue-se uma interessante inversão: Bertone vira defensor do comunismo. Bertone, quando questionado sobre Coreia do Norte por uma leitora, deu uma resposta de anticomunista vulgar e machista: " Então, vá morar lá!" 

Nenhum comentário: