terça-feira, 14 de abril de 2015

História em Pauta sobre Nelson Werneck Sodré



O programa História em Pauta sobre Nelson Werneck me citou nos primeiros cinquenta minutos, a respeito da tese da semi-feudalidade no Brasil, que a convidada rejeitou com base no conceito de desenvolvimento desigual e combinado do Trotsky. Ainda bem que ela aceita a regressão neocolonial do Brasil, mas ela a acha decorrente desse conceito e algo óbvio. Como algo que é desigual é também combinado? A "combinação" pressupõe algo como as regiões mais ricas investirem para poder desenvolver as mais pobres.

 Nelson Werneck Sodré usa conceitos que os maoístas de hoje, como MEPR, PCP do Peru e jornal Nova Democracia usam, tais como a semi-feudalidade e a análise do país como estando numa situação semicolonial. Quando à burguesia nacional, realmente ela não é significativa nos países do terceiro mundo.  E não consegue fundar uma nova democracia, não consegue avançar na fundação dos valores da república; essas tarefas serão dos trabalhadores e dos camponeses.

Ela sugere a criação de um novo conceito no lugar do uso do termo "feudalismo" para se aplicar ao Brasil hoje em dia, admitindo, por outro lado, o óbvio: que ainda existem relações de trabalho atrasadas no Brasil, pessoas que trabalham para um patrão, compram as coisas no armazém do patrão e, se você fugir, ele te mata.

Nenhum comentário: