sexta-feira, 14 de março de 2008

Diário de um PM

Blogs da Folha: Diário de um PM

Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior[1]

O que é um blog? Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas como um diário. Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. Para as empresas, o blog pode ser uma ótima ferramenta de relacionamento, e a tendência é que seja cada vez mais utilizada. Para uso pessoal, o blog é a oportunidade de se expressar, divulgar projetos, manter contato com amigos e família e muito mais.

Para exemplificar, dou o exemplo de uma postagem de um blog interessante, mantido por Alexandre de Sousa, 2º Tenente da Polícia Militar do Rio de Janeiro, lotado no 35º Batalhão (Itaboraí, Rio de Janeiro). Numa postagem recente (http://www.diariodeumpm.net/), Alexandre escreveu: “Não me espantaria se a cúpula da segurança pública começasse, se é que não começou, a articular alguma ação contra “insubordinados” policiais militares do Rio de Janeiro que reivindicam melhores salários através dos blogs. Semana passada o Roger, Policial Civil de São Paulo, contou sobre o caso do Roberto Guerra, delegado de São Paulo e editor do blog Flit Paralisante, que foi alvo da corregedoria quando resolveu denunciar na internet a máfia policial das maquininhas caça-níqueis. Foi removido compulsoriamente para o outro lado do estado. Em poucos meses, a PM confirmaria suas denúncias, com o episódio do advogado preso com uma lista de policiais beneficiados pelos bingos.

Eu também nunca contei por aqui, mas já fui punido com repreensão, por infringir o anexo I, item 101, do temido Regulamento Disciplinar da PMERJ. Lá diz que é transgressão disciplinar “discutir, ou provocar discussões, por qualquer veiculo de comunicação, sobre assuntos políticos, militares ou Policiais Militares, excetuando-se os de natureza exclusivamente técnica, quando devidamente autorizados”. Tudo por causa desse post. Segure-se para não rir.

Ultimamente repercutiu o caso do Coronel de Polícia Paúl, ex-corregedor da PM fluminense. Um dos motivos pelos quais teria sido exonerado do cargo, foi expor em seu blog a situação de penúria que vivem os policiais militares do Rio de Janeiro, com seus salários de fome. Agora estaria na iminência de ser preso (será que seriam desprovidos de inteligência a esse ponto?).

Blogs são ferramentas pessoais, acessíveis, de baixo custo, sem intermediários, apoiadas em uma mídia instantânea e de alcance global. Entende agora porque temos tanto poder? E se hoje a informação é o poder, nunca ele esteve tão próximo de cada um de nós, livre e democraticamente. Não vamos, agora, abrir mão disso. Continuemos nesse tom. E se injustiças forem


[1] Graduado em Filosofia, Mestre em Estudos Literários. Doutorando em Teoria e História Literária (UNICAMP).

Nenhum comentário: