sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Ouro já é nosso...

Aí pessoal: o ouro já é nosso, tanto em jornalismo quanto em natação. Leiam o editorial abaixo….

“O Ouro já é Nosso!” (editorial do jornal Fique Sabendo, Bom Despacho, MG, 16 a 31 de agosto)

São 277 atletas brasileiros nessas olimpíadas de Pequim, onde tem inúmeros competidores de alto nível. Um deles pode ser citado sem comparações é o americano Maycon Phelphes, um verdadeiro fenômeno da natação mundial. De qualquer forma, esses desportistas estão tentando levar o nome do Brasil ao ponto mais alto do pódio.
Apesar de ter ganhado poucas medalhas, ainda se pode valorizar esses atletas, pois é notória a falta de apoio ao esporte especializado no país. O esporte, na maioria das vezes, é deixado de lado pelo governo brasileiro. A prova disso são os resultados obtidos nos últimos jogos olímpicos.
Não se pode comparar, mas os EUA dão show no que diz respeito à conquista de medalhas. Considerada uma potência em diversas modalidades, os americanos valorizam de verdade seus atletas e com isso os favorecem de várias formas no esporte. Nos Estados Unidos, por exemplo, as Universidades dão Bolsa de Estudos a jovens desportistas, o que lhes garante um futuro promissor.
O basquete universitário nos Estados Unidos revelam todos anos, atletas de alto nível. Quem dera se isso acontecesse no Brasil, onde a maioria das universidades sugam o dinheiro de seus alunos de forma tão ríspida e sem pena do tal ser pobre. Na verdade, o Brasil está a milhões de distância de se tornar uma referência no esporte, porque esse conceito, ainda não apresenta projetos de fazer dessa nação um ´espelho´ para outros competidores.
Existe a expectativa do Brasil nessas olimpíadas faturar um maior número de conquista de medalhas. Porém, até o momento, não se viu o esperado. Mas é para tanto, porque o país continua sendo ´o país do futebol´ e tem que aprender muito sobre as outras modalidades. Talvez chegou a hora disso acontecer, porque nossos atletas merecem, não só a nossa torcida, mas quem sabe, o nosso respeito.

Um comentário:

Penetralia disse...

Só faltou comentar o ouro de César Cielo, que deveria ser o tema do artigo, mais nada...