quarta-feira, 6 de abril de 2011

Notas sobre Amor e Revolução

Nunca achei que fosse comentar uma telenovela do SBT por aqui. Mas como começou Amor e Revolução, duas coisas tão boas, vou fazer alguns comentários.

Detesto a linguagem de novela, por isso sou suspeito para falar, mas acho que a novela é ousada ao abordar o tema da tortura. Ninguém a verá para fugir do mundo real com uma abordagem dessa.

Outros pontos positivos: admitiu a intervenção dos americanos em 64, assim como recuperou as mortes ocorridas quando do golpe, mostrando que a tomada do poder pelos militares foi seguida de, pelo menos, sete mortes ocorridas em inúmeras cidades, fato que é pouquíssimo conhecido. Não morreram militares, mas civis que protestavam ou estavam ligados ao regime deposto.

Como pontos negativos, em sua avidez por abranger o período, a novela traz músicas do tropicalismo para 64 e, para começar com ação, também coloca anacronicamente a luta armada começando nesse ano. Esse foi um argumento extensamente usado pelos militares: os comunistas estavam preparando uma revolução como a cubana e com auxílio de Jango. Uma grande mentira.

Nenhum comentário: