segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sobre Grover Furr

No blog do doido do Conde, participa um tal de Ignácio responsabilizando Stálin pelo fim da alternativa honesta ao socialismo.

Equívoco: o fim da alternativa cabe a Gorbachev, o estadista-desastre. Stálin é que temos que estudar para poder saber da alternativa socialista.

Grover Furr é apresentado, também, como um "comunista". Ora...Furr diverge do leninismo. Na entrevista que mandou para Glauber Ataíde, explica que o leninismo foi o caminho entre o capitalismo e o capitalismo (no entender dele). E que China, Vietnã e Cuba seriam países capitalistas que usam uma fina máscara, hiper-exploradores. Argumentando com ele, ele me disse, citando Crítica do Programa de Gotha, que os trabalhadores precisariam estar vivendo bem para caracterizar um socialismo.

2 comentários:

Felipe disse...

Nossa, essa opinião do Furr tá parecendo a dos conselhistas que eu citei na penúltima postagem aqui do blog. Dizer que China, Vietnã e Cuba não são socialistas até dá pra levar. Mas dizer que o leninismo foi o caminho entre o capitalismo e o capitalismo?

Revistacidadesol disse...

É Felipe, Furr não é um comunista, Arch Getty está mais para bicho grilo...eles são pesquisadores sérios, mas não são um bloco politicamente unido não.

Furr também propõe, meio ao estilo dos conselhistas, abandonar o dinheiro logo após a revolução (possivelmente para ir além do capital e criar novas formas de sociabilidade). Abs do Lúcio Jr.