domingo, 13 de novembro de 2016

"Esse era o maoismo na prática", disse Fidel sobre o Cambodja de Pol Pot

Segue abaixo impressionante justificativa de Fidel Castro para a invasao do Cambodja em 1979. Curioso como Castro repete ataques que são feitos no mesmo tom e teor que são feitos a ele também: genocida, ditador que distorce o socialismo, que controla a vida privada, etc. 

Mais recentemente, quando Teng Siaoping morreu, Castro disse que Siaoping era uma pessoa sábia, mas cometeu um erro. Disse nos USA que Cuba tinha que ser castigada. Mas no discurso abaixo, disponível no linque, Castro chama Siaping de mentecapto, fantoche, sem vergonha, dentre outros ataques. Castro estava repudiando o ataque dos chineses aos vietnamitas em retaliaçao da invasão ao Cambodja. Foi nesse ínterim que Teng Siaoping, sem responder os insultos, disse que Cuba e Vietnã tinham que ser castigados, pois eram como crianças mal criadas. E, como ele disse isso nos USA, foi entendido por Castro como um convite: "castiguem Cuba vocês, como nós castigamos o Vietnã". De resto, a guerra entre China e Vietnã acabou dentro de pouco tempo. Seguem as mentiras de Castro contra Pol Pot. As cidades foram evacuadas porque não havia ajuda humanitária estrangeira e elas estavam superlotadas e famintas. As pessoas foram retiradas para cooperativas onde passaram a produzir e se alimentar. No depoimento de uma equipe de jornalistas ao Cambodja, o regime de Pol Pot não permitia os casamentos arranjados mais, ou seja, é o contrário do que cacareja Castro. E outra: era o Cambodja que só podia contar com a China e alguns poucos não-alinhados como a Iugoslávia como sendo seus aliados. Eram eles que estavam cercados. E podemos dizer que Pol Pot e seus seguidores aplicaram o marxismo ao Cambodja, inspirados pelo maoismo. Se um regime não podia se assentar sobre essas bases, porque o Vietnã precisava invadir. Não foram genocidas, foram vítimas de um genocídio causado por bombardeios norte-americanos, pela ditadura militar de Lon Nol e pela crise humanitária causada pela invasão do Vietnã. 



Que fizeram ali? Bom, pois em nome da revoluçao, em nome do socialismo, estabeleceram um dos regimes mais monstruosos que se tem conhecido nos ultimos tempos; desalojaram as cidades na ponta das baionetas. Isto não quer dizer que uma cidade não possa ser evacuada em um momento, em uma situacao, em uma necessidade. Um método revolucionário é a persuasao com o povo, com as massas, quando existe uma necessidade real de tipo militar ou de qualquer tipo que resulte imprescindível. Evacuaram as cidades na ponta de baionetas. Separaram os membros das famílias uns de outros, organizaram gigantescos campos de concentracao. Chegaram até mesmo a estabelecer o matrimonio por...nao sei se por decreto. Não, nao, coisas raras, raras. Diziam a alguem a quem casar. Matrimonios obrigatorios. Por outro lado separaravam os homens das mulheres, os filhos da familia, e liquidaram praticamente todos os tecnicos do país, cometeram massacres inacreditaveis. Isso todo mundo sabe. Isto não é coisa nova, ao extremo se diz que morreram 3 milhoes de pessoas em dois anos e meio ou tres anos. Esse era o maoismo na pratica, um maoismo que os chineses nao aplicaram nem na China, aplicaram no Cambodja. Foi um verdadeiro genocídio. Não havia governo que pudesse se manter sobre essas bases. Era absolutamente impossível. Era uma política de extermínio por um lado, de cerco a Vietnam por outro lado; estimulavam os fascistas cambojanos a fazer agressoes contra o Vietna. As agressoes comecaram na fronteira do Cambodja. Por aqui estao os documentos onde se refletem os massacres de dezenas de milhares de vietnamitas. Homens, mulheres, crianças. Um dos governos mais brutais, mais criminosos, mais genocidas que se tem conhecido. 


Leiam o restante desse impressionante

discurso de Fidel

Nenhum comentário: