sexta-feira, 4 de março de 2022

Mosaicos

 

Mosaicos



O título dessa coluna adveio da leitura dos textos de Paulo Teixeira Campos. Estou organizando um livro com suas crônicas e ele, ao tratar de assuntos vários, sempre usava esse título. Mosaico é uma composição de vários pequenos fragmentos. E é isso o que eu queria aqui, pois acumularam-se muitos assuntos. Mosaico também será o título do livro que lançaremos. Em breve, darei notícias a respeito, prometo.

O primeiro deles foi o falecimento de meu tio Luiz Negreiros. Major do exército, ele comandou o Tiro de Guerra aqui em Bom Despacho nos anos 90. Faleceu no Rio de Janeiro, onde há anos vivia em Cabo Frio e lutava contra um câncer no pulmão. Minha postagem no facebook trouxe inúmeras mensagens de conforto e pessoas que lembram-se dele com carinho: a Lilian, Fábio Mingau, a todos agradeço. Sérgio Cunha, jornalista e escritor, enviou inclusive uma coluna que já publicou a respeito dele no jornal Fique Sabendo. Sérgio é também escritor e passou-me uma de suas produções, 4 Pedaços E-mail, para que analisasse. Eu indiquei a ele Eduardo Lucas Andrade, meu editor. Outro falecimento foi o de minha tia avó Teresa, viúva de Alcino, que morava na rua atrás da rodoviária.

Outro assunto são os escritores e seus livros. Para comemorar os 200 anos da Semana de Arte Moderna, dia 11 de fevereiro fiz uma live sobre a Semana de 22 junto da Academia Bom-Despachense de Letras. Estou para lançar um livro meu, Museu de Grandes Novidades, contendo um inédito (Marco Zero III: Beco do Escarro, fragmentos inéditos de autoria de Oswald de Andrade que garimpei na UNICAMP em 2007). É Bom Despacho a produzir publicações relevantes a nível nacional. O evento online foi emocionante e só teve feras: Denise Coimbra (que também é escritora e que logo comentarei mais, realizou um livro chamado 54, Rua da Alfândega), Ronniere Menezes (que já falou de Chico Buarque em Paris e tocou bossa nova em Nova York, ficando na casa de meu tio Paulo em Goldensbridge), dentre muitos outros.

Ainda sobre os nossos fervilhantes escritores: Vander André Araújo, leitor assíduo desse Jornal de Negócios, autor do livro de contos Roupa Suja de Inconfidente, envia-me notícias. Esse livro resgatou parte importante da cultura de Bom Despacho. Lugares da cidade, como Praça São José, foram retratados nesse livro e viraram palco para seus personagens, num misto de crônica com literatura clássica. Vander irá lançar seu novo livro no dia 4 de março. Seu novo rebento intitula-se Pode Durar o Tempo de Uma Música, editora Adelante, no Espaço La Bluh, rua Chaves Maia, 15, Jardim dos Anjos, Bom Despacho (MG).









2 comentários:

Unknown disse...

Paulo Teixeira Campos é parente do Cel Orlando Teixeira Campos?

Lúcio Jr disse...

Vou procurar saber