domingo, 6 de dezembro de 2009

Cesar Benjamin, Lula, Caetano, Filhos da Pátria que os Pariu

Algumas observações sobre esses assuntos recentes. A polêmica César Benjamin versus Lula: a pior posição é a esquerda independente, dizia o Glauber Rocha: apanha da esquerda oficial e da direita.

Benjamin é esquerda independente. Há muito vem criticando o governo Lula com bons argumentos, mas agora que fez uma observação pessoal na Folha, levantando a hipótese de Lula ter tentando forçar um garoto do Movimento da Esquerda Proletária na prisão em 1979, é que ele obtém repercussão. A mídia vende é com o escândalo, a baixaria é que é comentada. Triste, mas Benjamin vai continuar como importante crítico da esquerda pela esquerda. Lula já disse absurdos sobre a luta armada, dizendo que os guerrilheiros não deram conta nem de umas muriçocas. Ninguém se importou. Agora, Cezinha fez um ataque particular que pôs em polvorosa a militância petista e a base governista; ele fez despertar o fantasma da ex-mulher de Míriam em 1989, que com seu ataque pessoal devastou a campanha de Lula, assim como arrasou Lula psicologicamente, a olhos vistos.

Pena que ele não criticou a estética do filme do Lula, totalmente devedora da Globo e de suas telenovelas. Fora o anacronismo de colocar Zezé Di Camargo e Luciano como trilha sonora de acontecimentos dos anos 70. E isso, por sugestão política de gente do PT. Enquanto Dilma bate na Globo em seu blog, chamando os jornalistas da grande rede de tucanos, o filme de Lula transmite a mensagem contrária: produto audiovisual só dá certo com o melodrama sem distanciamento crítico algum da telenovela, filme nacional só dá certo copiando a estética subroliúde da Globo. É, Lula, as imagens falam por si!

Deve-se criticar Lula e seu filme: qual o legado teórico de Lula? Existe um certo obreirismo no PT, como subsequente mitificação da figura do operário? Que valores ou antivalores Lula representa? O filme ensina ao povo o quê, objetivamente, que ensinamento ele dá às massas? Ele simplesmente apela para que se mitifique um político, mostrando-o como um super-homem, dando a entender que se deve segui-lo e eleger a Mulher Maravilha que o Superman apontar?

Para fazer essa crítica tão necessária, deve-se evitar tanto o ataque particular de Cezinha (que, pelo menos, abre o debate sobre o filme de Lula) quanto o ataque boboca e confuso de Caetano Veloso, que insiste em dizer besteiras, agora dizendo que Lula não sabe conjugar "substantivos e artigos" (deveria falar em concordância nominal, conjugação é para verbos) e o pior, em Portugal. Caetano: não são os linguistas brasileiros que idealizam a fala de Lula, é você que idealiza, com a cabeça colonizada, o português de Portugal, desejando impô-lo aos brasleiros como o mais bonito, o mais chique, o mais elegante...

3 comentários:

Carla disse...

Muitooo bom o seu texto!


Não se pode negar que Lula faz um bom governo, no aspecto econômico, mas o pior legado de Lula é/será a IMPUNIDADE. DL (depois de lula) ninguém mais tem pudores em ser corrupto. Vide o caso Arruda...ele aprendeu direitinho com o pt...vai negando, deixando o tempo passar, até os palhaços (entenda-se sociedade em geral/eleitores) terem um novo escândalo pra comentar. Sarney, Lula são os personagens mais recentes dessa comédia brasileira.

Como disse um leitor no RA, certa vez: ♫ tá dominado ♪, tá tudo dominado ♪♫

Penetralia disse...

Oi, Carla. Acho muito justa a luta dos estudantes, enfrentando porrada da PM do DF. Lula mostrou-se conivente, pois a maior parte dos partidos é mesmo representante do poder econômico. O esquema é o mesmo, é geral e César Benjamin enfureceu-se justamente quando o PT entrou nele. Eu não sou tão contra o governo do PT quando o Cezinha, apoio a política externa e mais uma coisa ou outra. mas acho profundamente danoso para a política brasileira o PT expulsar a Heloísa Helena, honesta, e manter Delúbio e Dirceu, culpados. Bom, quanto ao Reinaldo Azevedo...ele arrumou uma boa maneira de ganhar dinheiro fazendo o que gosta, esculhambar o Lula. Ele tem duas características que eu repudio: ele precisa criticar Lula pelo que ele é, sem mentir, chamar de comunista ou distorcer. Mentir compulsivamente assim é ser fraco. Outra, ele precisa fazer valer o que disse no Jô, que o blog seria tb para os petistas. Como, se ele não os deixa comentar?

jamesp. disse...

Lúcio,estou muito desiludido com a esquerda brasileira,que além de tolerar todo tipo de negociata/corrupção,se justifica(tentando explicar o inexplicável),com o argumento absurdo do pragmatismo político ao se aliar aos senhores feudais do PMDB e quejandos.Esse episódio do César Benjamim foi o paroxismo da sem vergonhice rasteira(no sentido mineiro-sem caráter).Lula tem feito um governo menos pior que o PSDB do príncipe FHC,mas também mais do que abriu geral para o capital.2010 promete capítulos de politicagem explícita e baixo nível "nunca visto antes nesse país".
Tenho estado muito ocupado com alguns projetos enão tenho lido meus blogs favoritos tanto quanto gostaria.Mas as férias chegaram.
Hoje um cara(que eu até gosto no rtwitter-o blog dele é ferozmenteà la Reinaldo Azevedo,etc),comentou lá no blog que essenegócio de Cleópatra(fimes antigos)-é coisa de maricona">preguiça dessa gente.Que cuidem de sua vida.
A propósito,meu blog é http:/(é fácil linkar pelo blogger).
Abraços e espero que a gente se veja em breve.
Um abraço do amigo.