terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Professor" Anastasia Voa no Jornal Fique Sabendo: Aeroporto?

Há muito não faço observações sobre a imprensa bom-despachense. Mas vamos lá. Li um curioso editorial do jornal Fique Sabendo sobre a lei da palmada, que é onde meu amigo Valmir Rogério veicula suas opiniões sem assinar, mas todo mundo sabe que é ele quem escreve.

E daí me deu vontade de dar uma palmada na imprensa, essa criança custosa que habitualmente confunde coisas como castigos físicos e humilhações com palmada no bumbum.

No final do texto ele observa que o filme Lula, o Filho do Brasil, "mostrou o presidente, quando menino, tomando verdadeiras palmadas de seu pai, considerado alcóolatra". Valmir, não se tratava de palmadas e sim surras violentas, tapas na orelha, etc. Lula disse que herdou toda a sua maldade do pai. Já eu fiquei achando que do pai violento herdou um certo desprezo por quem lê e estuda.

E, com certeza, Valmir, o comentário dele é autobiográfico: chicotada na infância não impede que alguém cresça e torne-se um político corrupto. O próprio Lula é um bom exemplo disso.

Na verdade, quando se fala em PT, eu acho, em primeiro lugar, que o PT nunca deveria ter sido fundado. Lula e os outros deveriam ter entrado ou nos partidos comunistas ou se submetido à autoridade de Brizola no PDT. Plínio Sampaio está errado quando diz que o PT é a primeira grande criação do povo brasileiro. Não: antes existiram o PCB de Prestes, o PTB de Jango e o PDT de Brizola. Sejamos justos, esses partidos tiveram falhas, erros, mas foram veículo das lutas do povo brasileiro muito antes do agora PT, que vence eleições ainda que caindo de podre e em pleno processo de autofagia.

Quando se fala em PT, é forte a imagem que eles passam de que agora está ocorrendo um plebiscito entre esquerda e direita, entre Dilma e Serra. Eu afasto a possibilidade de votar em Dilma mentalizando em duas pessoas: Gleide Andrade, atualmente no diretório municipal de BH; e em Paulo Lamac, líder do PT na câmara de vereadores.

Uma chapa que Gleide ajudou a elaborar no DCE e que sucedeu àquela em que participei gerou a monstruosa gestão João Hess no DCE da UFMG, de triste memória. Tenho certeza, por exemplo, de que um artigo que fiz contra essa gestão, pela qual também me sentia, em menor grau, responsável, foi rebatido não por João Hess, mas por ela, sua verdadeira mentora intelectual. E pensar que foi no imobilismo gerado pela gestão João Hess que aconteceu um fato terrível como foi a expulsão dos estudantes pobres que eram moradores do edifício Borges da Costa. Como me dói a lembrança de ver uma mulher lésbica negra da Letras puxada pelos cabelos pela Polícia Federal e ao lado sua namorada...Eu as conhecia!

E toda essa desgraça, essa violência, graças ao imobilismo da gestão horrorosa de João Hess, gerada na mente de extremo pragmatismo e oportunismo antiético de Gleide, possibilitou que aquelas cenas infernais foram possíveis: não havia DCE, então, para defender os estudantes! A entidade estava travada em burocracias malucas na justiça.

Já Paulo Lamac copiou a ideia que meu amigo Magno Payakan trouxe de Campinas, de fazer um cursinho pré-vestibular para estudantes de baixa renda ministrado pelos próprios alunos da universidade. E tornou isso uma empresa rendosa. O DCE UFMG, na época, colaborou bastante com ele. E virou uma coisa direitosa: peguei uma vez o material de apresentação do Pré-UFMG e não havia nenhuma referência elogiosa ao movimento estudantil, muito pelo contrário.

Não, o PT nunca deveria ter existido. E eu só voto nisso que está aí no segundo turno e olha lá, no intento de "derrotar Serra e continuar na oposição ao governo Dilma".


Mas voltemos ao Jornal Fique Sabendo. Ele publicou uma matéria que me espantou: "Governador Anastasia garante melhorias para o Aeroporto de Bom Despacho". Na matéria, o Anastasia, que é candidato, faz promessas para a cidade. Cita-se todo mundo do PSDB. Ora, dizem que nessa eleição não se aceitam matérias pagas. Ficamos todos, então, na dependência de sermos pautados. O Jornal de Negócios tem feito uma boa cobertura das eleições. Mas essa do Fique Sabendo é propaganda do PSDB inserida na pauta, com promessas e tudo.

Sendo assim, exijo que o jornal Fique Sabendo reproduza as propostas que fiz aqui no blog e que bem que gostaria que fossem discutidas na primeira reunião de uma célula do partido comunista brasileiro a ser fundada na cidade. São propostas para o debate sobre o que a cidade precisa em termos de melhorias, educação e cultura.

Por que o poderoso e rico pode e eu não? E o pior é a propaganda burra: Anastasia, a julgar segundo a matéria, pensou que existe um aeroporto em Bom Despacho, enquanto deveria referir-se ao bairro popular chamado Cidade Nova pelo Jornal Fique Sabendo (conforme a oportunidade), oficialmente São Vicente, mas popularmente conhecido como "Campo de Aviação"!!!

9 comentários:

Revistacidadesol disse...

FICHA LIMPA PARA A MÍDIA





Laerte Braga





O jornal NEW YORK TIMES, num determinado momento da campanha presidencial de 2008 nos Estados Unidos, publicou um editorial anunciando seu apoio ao candidato democrata Barack Obama. Desfilou as razões da atitude, anunciou sua opção.



Em momento algum o NEW YORK TIMES adulterou notícias, inventou dossiês, montou pesquisas para favorecer seu candidato, nada semelhante ao que fazem os veículos das organizações GLOBO, de VEJA, ou FOLHA DE SÃO PAULO. Tão somente tornou pública a sua posição.



Um jornal ou revista apoiar determinado candidato não implica em crime e nem o transforma em órgão mentiroso. O que faz com que a grande mídia no Brasil seja mentirosa, parte do complexo político e econômico orientado pelos interesses de banqueiros, grandes empresários e latifundiários é exatamente a falta de caráter, o fato de serem veículos comprados e compráveis. Sugerem imparcialidade que não existe para dissimular essa falta de caráter.



Há dias uma menor foi violentada em Santa Catarina por três adolescentes. Um deles filho de um dos donos da RBS, rede de televisão ligada a GLOBO e que opera no sul do País. Silêncio absoluto no JORNAL NACIONAL. Filho de diretor de redes afiliadas, ou associadas pode tudo, inclusive violentar menores.



O nome do cidadão, o pai, o amigo da GLOBO, parceiro, é Sérgio Sirotsky. O caso aconteceu na casa da mãe do rapaz. A moça foi embebedada e estuprada de todas as formas possíveis por três rapazes, dois além do filho do dono da RBS.

AF Sturt Silva disse...

Gostei do artigo camarada!

Eu também votarei em Ivan e no segundo turno é nulo ,talvez, depedendo do "perigo" voto no PT.

Blog da canditadura de Ivan Pinheiro presidente 21:
http://ivanpinheiropcb21.net/blog/

Como andas a fundação do partido por ai?

Revistacidadesol disse...

Oi, Af, estou divulgando primeiro. Mas todos temem a legislação eleitoral...ou melhor, se confundem.

Abs!

fiquesabendobd disse...

Caro Lúcio, obrigado pela observação, mas acho que a notícia veiculada do governador que você não gosta, te abalou um pouco. E no complexo Cidade Nova, existem os bairros Aeroporto 1 e 2, talvez você não saiba disso. E o aerporto de Bom Despacho precisa ser reestruturado. Agora, se quiser fazer propaganda política de candidato desconhecido,é só procura o Jornal Fique Sabendo que Bom Despacho irá 'Ficar Sabendo'.

Revistacidadesol disse...

Oi, Valmir.

Não estou abalado com você nem com o jornal e por favor não leve essas críticas para o lado pessoal.

Os editoriais do Fique Sabendo têm melhorado do meu ponto de vista, mas o fato de que você, como o Italo Coutinho, modera todo tipo de comentário em blog faz com que a crítica seja necessária. Estou plenamente que o observatório da imprensa é necessário aqui.

Valmir: a propaganda paga não é aceita na lei. Sugiro então que o jornal paute a campanha em geral, comentando todos os candidatos que estão em campanha na cidade, direta ou indiretamente.

As minhas propostas podem ser reproduzidas sem serem diretamente associadas ao partido. A maior parte refere-se à educação e cultura. Eu sugiro que vc levante junto aos leitores o que eles propõem para a cidade, o que deve melhorar.

Candidatos em campanha na cidade:



Alex Lombello PCB
Domingos Sávio PSDB
Zé do Nô PR
Coronel Jefferson PT do B
Cecília Ferramenta PT

Dentre outros. Valmir, a intenção é obter uma melhor cobertura da campanha eleitoral e reclamar de matérias tendenciosas.

Da maneira que saiu na revista, parece que Anastasia pensa que aqui existe um aeroporto, um local de pouso de aviões. Mais gente comentou isso comigo.

Fraternalmente.

Lúcio Jr.

Revistacidadesol disse...

Valmir:


Hj fiquei sabendo que em BD realmente existe um local de pouso de aviões e o aviãozinho do prefeito Haroldo até fica lá. É perto do Vale do Amanhecer.

Queria até conversar com vc hj, mas vc estava conversando com o Vascão, que admira o deputado anticomunista Jair Bolsonaro, outro dia eu e ele discutimos por causa disso, aí acho que não convinha.

Afinal, Valmir, a qual aeroporto Anastasia se referiu?

Abs

Revistacidadesol disse...

Olá pessoal!

Eu cansei de apenas reclamar e sofrer semanlmente nesta estrada que liga o Vale do Aço a BH. Esta fatídica BR-381. O acidente que fechou a rodovia no último final de semana, por mais de 48 horas foi a gota d´água. Assim, me engajei de vez numa campanha via Twitter e em todos os recursos virtuais que estiverem ao meu dispor. Junto com a Benildes, minha amiga e colega na UFMG, criamos um abaixo-assinado virtual que pretendemos chegue a um número suficiente de asinaturas para " sensibilizar" a mídia e os nossos políticos.
Vam,os lá pessoal, ajudem, assinem, divulguem, pelo Twitter, Orkut, e-mail. Utilizem todos os recursos possíveis. Temos que ser ambiciosos no número de assinaturas para sermos ouvidos. Veja o exemplo que tivemos com o projeto Ficha-Limpa. Vamos usar nossa lista de e-mails para uma causa justa e para uma corrente que vale à pena.

Um abraço,

Joubert Fidelis.

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6719

P.S.: E não se esqueçam de sempre utilizar cópia oculta para não expor os endereços a pessoas má intencionadas.

Revistacidadesol disse...

Oi, Valmir.

Tinha mais coisas para falar: nesse último jornal, a coluna do Alessandro apareceu mutilada. Ele fala que vai dar três dicas e só entraram duas!

E, mais para adiante, tem uma matéria tb cortada na margem direita, ficando quase ilegível.

Não deixe isso passar, pois compromete a qualidade do seu jornal, assim como matérias tendenciosas como foi essa do Anastasia, onde todo mundo pegou uma tetinha, um espacinho: o Domingos Sávio em quem não voto de jeito nenhum, pois votou contra os professores na última greve; Vital Guimarães, que combate menos o Haroldo do que eu, dentre outros.

Abs

Abs do Lúcio Jr.

Revistacidadesol disse...

ala dos professores
"_ Aquela turma está insuportável! A Meire, então, dá vontade de enforcar! Ô menina respondona e mal-educada!
_ E o diabo daquele Josemar, que não pára de batucar na minha aula! Que saco! Minha cabeça tá até doendo!

_ Aluno, hoje em dia, não respeita mais ninguém. A gente tem que ser mais rígido!

_ Antigamente, no tempo da palmatória, é que era bom...

_ Lá em Santos Dumont , tem um professor que põe os alunos de castigo de joelhos no sol até hoje. Cabra macho taí!

_ O pior é que a gente põe o aluno pra fora de sala, vem a Orientadora, passa a mão na cabeça do menino e manda ele voltar pra sala...

_ Escola é bom é sem aluno.

_ Calma pessoal! Com a colocação em prática das propostas da Lei 5692, tudo vai melhorar!

_ Xi!...(...)"

ucdiariodaclasse.blogspot.com