quarta-feira, 11 de abril de 2012

Banzé e a Eucaristia


EUCARISTIA

Louis Phillipe Banzé


Eles eram um grupo de hominídeos, do tipo que o padre Teillard de Chardin gostaria de encontrar: o elo entre o homem e o macaco.


Eles moravam numa caverna, de onde saíam para caçar, beber água e colher frutos silvestres.


Depois de colher e caçar, um deles, a macaca-mãe de cabelos compridos, cozinhava a carne e separava igualmente para todos o produto dos esforços da tribo.

Um deles, um macaco careca e barba empinada, fazia gestos arrogantes. Colhia, além do alimento, ervas para tentar curar os doentes. No entanto, ele não era um bom pajé, não curava ninguém, antes os fazia adoecer. Ele passou a desenhar com uma lasca de sílex na parede. Sempre que os caçadores saíam para caçar, ele desenhava um antílope para que antílope enfraquecesse e ficasse mais fácil de caçar.

Só ele podia desenhar nas paredes da caverna. Ele afugentava os demais que queriam caçar fingindo ter poderes mágicos. Se eles insistissem, lhes dava um golpe de machadinha de sílex na cabeça e lhes comia o cérebro.

Então um belo dia o macaco careca e barbicha arrogante teve uma ideia.

Ele se aliou aos caçadores e deu uma machadada na cabeça da macaca que dividia tudo igualmente entre os demais da tribo. Se só alguns caçavam, não era justo que a macaca fosse manipuladora, autoritária e resolvesse dividir tudo igualmente.

Agora, alguns caçadores e o macaco careca e de barbicha arrogante é que comem a carne e os frutos que os outros da tribo caçam. Eles deixam as migalhas para os demais. Quem se opõe tem sua cabeça esmigalhada e seu cérebro devorado.


Mas um dia desses, um macaco caçador não entendeu os desenhos e sombras do macaco pajé careca, já barrigudo, de barriga empinada na caverna.


O macaco pajé grunhiu explicando: "Poun...dé...Poun..dé...é...é"

(I)moral da história: o negócio agora é canibalismo ou barbárie.


Louis Phillipe Banzé é teólogo nas quintas-feiras (quando escreve essa coluna) e às sextas tem o hobby de observar os aeroportos brasileiros.










Nenhum comentário: