sábado, 14 de abril de 2012

Blognovela revista cidade sol: Hitler Hyster


Blognovela: Hitler Hyster

(Jô e Francinny conseguem um patrocínio para fazerem uma peça sobre a Grande Depressão numa parceira público-privada com o MINC. Eis que elas voltam com a Cia. Milkshakespeare. Nos ensaios, Jô se sente numa Grande Depressão. Encena-se a Grande Depressão com ajuda de atores representando um triângulo amoroso e político entre Frida Kahlo, Breton e Rivera).

Hitler (representado por uma mulher excessivamente maquiada, dando chicotadas no ar): Ou é o escudo dourado dos germanos ou a escuridão do bolchevismo asiático!

Diego Rivera: Não quero brigar com você, Hitler Hyster. Que tal um pacto de não-agressão no nosso relacionamento.

Hitler Hyster: Meu problema é que eu tenho uma sogra judia (vocifera).

Breton: Ahá...pacto de não-agressão, hein? Degeneração burocrática da boa! Vocês não me enganam...vocês são a mesma coisa, Hitler Hyster e Rivera.

Rivera: Ah, Breton....você é inimigo, você colabora com Hitler Hyster, mas te digo. Te falo da...da nossa limitação ideológica...comportamento pedante...os trabalhadores...pobres ignorantes necessitando... direção. Quando abordamos as pessoas que desejamos...caras-pálidas tentando tirar os peles-vermelha de seu embrutecimento sepulcral...

Breton: Você é um religioso, escolástico, dogmático, Rivera. Por isso você vai perder a Frida Kahlo. Você desuniu a União Soviética, por que não perderia a Frida?

Rivera: Não pisa no meu Kahlo. O pior é que parece que essa alienação nos satisfaz, nos faz importantes.

Breton: Você é velho, Rivera. Sua pintura é realista socialista. Você matou Maiakovski, foi tudo culpa sua.

Rivera: Temos medo de expressar nossas divergências, de discuti-las, de defendê-las. E quando aparece alguém que se dispõe a fazer isso, imediatamente é estigmatizado...

Breton: Olha, você defende Khadafi, não tem olhos para a primavera de Praga, para a primavera árabe.

(Jô, irritada, interrompe o ensaio.)

Jô: mas que merda! Quero morrer. É essa eterna briga entre Rivera e Breton, entre Lênin e Trotsky. Quem agüenta mais isso?)

Francinny: O pior é que soube que a companhia Milkshakespeare em Londres tá fazendo uma macumba para acabar com a gente!

Jô: o que faremos?!

Nenhum comentário: