Pondo de parte todas essas "loucuras", discordei totalmente de suas posições no debate e achei: 1) se você diz que a revolução russa atrapalhou a esquerda da época, das duas uma: ou você é um iludido, um bobo ou finge de bobo, ou seja, age conscientemente de má fé. Sinceramente? Aposto na segunda opção. Porque a revolução russa, além de ser marco importante no debate político ainda hoje, senão o divisor de águas, pois apontou qual é a vanguarda histórica do nosso tempo, simplesmente acabou com a matança da I Guerra Mundial, ou seja, salvou milhões de vidas, inspirou povos a derrubarem monarquias, colônias a se libertarem. Não é aceitável que um professor universitário ignore isso, sob justificativa alguma.
Outro ponto é que você perdeu uma grande oportunidade de apontar a Pondé o quanto ele pensa com conceitos rígidos, senão mumificados, tendo pontos em comum com a escolástica, o social-darwinismo ou até mesmo o pensamento enlouquecido do terrorista Breivik. Faltou você dizer a ele que ele caricatura grotescamente a esquerda, faltou você citar pensadores de esquerda, faltou você dizer a ele que a esquerda é minoritária mesmo nas escolas e que é ainda mais minoritária, senão inexistente, na televião, que é o meio que mais conta. Pedisse a ele para citar professores universitários que são militantes de partidos de esquerda. Faltou você dizer a Pondé que ele tem com interlocutor supostamente de esquerda o governo Dilma e não o governo Obama, e que quando ele fala mal de mulheres todos sabemos quem ele quer atingir. Mas faltou tudo a você nesse seu debate, ou nessa sua "débâcle", né?
E não me venha chamar de direita. Dizer que o estado de hoje é poroso e que as teorias do Marx e Lênin desapareceram por causa disso foi simplesmente um raciocínio enganoso. Nós sabemos como esse estado pode ser vigilante e ácido com aquilo que ele julga perigoso. Com a desculpa de que o poder não está no estado, mas em todo lugar, é capilar, como os pós-modernos em geral, você estaria melhor colocado.
Foi como aquela frase do Machado esse seu debate: "Falta eu mesmo e essa falta é tudo".
Espero que você continue lendo esse blog e não se ofenda com essa cartinha cordial de um amigo!
Abs do Lúcio Jr!
Nenhum comentário:
Postar um comentário