terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bilhete Sobre as Manifestações

Caro Italo Coutinho:

Lendo seu artigo Pescar o Peixe é Fácil, que você já comentou que gostaria que eu "debulhasse", assim como posta reiteradamente, comento o seguinte: eu acho um artigo que entendeu pouco ou nada das manifestações.

Primeiro, você se equivoca ao pensar que o objetivo do Movimento Passe Livre era somente baixar vinte centavos da passagem. O objetivo do movimento sempre foi transporte público gratuito para todos. Não acho que o objetivo é "tupiniquim, piegas, chinfrim, safado". Muito pelo contrário. No final de seu artigo, você é conivente com a safadeza do empresário que dá cano em seu público: "que pena do Fred". Pena nada. 

Essa analogia de "pescar peixe", sinceramente, é que eu penso que não explica nada. Nem tudo na vida se explica usando o powerpoint, Italo.

Ainda mais se tratando das já históricas Jornadas de Junho. O que posso adiantar é que, de agora em diante, estão ganhando destaque movimentos e coletivos não alinhados nem com o PT e nem com o PSDB: Rede Ninja, Jornal Nova Democracia, Movimento Passe Livre, os anarquistas do Black Block, os maoístas do MEPR.

Como você está em simbiose com a mídia das corporações, de extrema-direita, assim como seu olhar é de uma classe média bastante tradicional, fica evidente que mesmo o pacto social lulista lhe repugna, mas essas manifestações são sintoma de que esse pacto social, esse projeto de conciliação de classe, está falido, mas continuará vigente, por inércia, ainda muito tempo. Assim, você só tem como ver "safadeza" em uma militância de esquerda não cooptada. Mas as manifestações não param. E já são história.

Nenhum comentário: