quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Do Blog Vira-Lata Reloaded sobre a Pichação na Bienal

Estava esperando 'baixar a poeira' para escrever sobre o 'ataque' de um grupo de pixadores na inauguração da Bienal na semana passada, mas meu nível de irritação subiu quando soube de outro 'ataque' do mesmo grupo a uma série de graffitis espalhados pela cidade de São Paulo com o pretexto de que os grafiteiros foram 'vendidos para o sistema capitalista', ou seja: mercantilizaram a sua arte!
Gosh!!! Da Vinci, Goya, Michelangelo 'et caterva' devem estar dançando nos sarcófagos pensando que se vivo fossem teriam suas obras marcadas pelos hieroglifos da 'patrulha do pixo'.

A trégua chegou ao fim depois que um estudante (classe média e com bolsa de estudos!) de uma faculdade de arte foi expulso em junho deste ano ao apresentar como trabalho de conclusão de curso uma 'invasão bárbara' na própria faculdade, pixando e destruindo tudo o que via pela frente, já postei sobre isso aqui no "Viralata" e também sobre estes atos recentes o meu vizinho Vip Felipe já publicou o que pensa aqui.
Minha opinião não mudou em nada desde os primeiros 'ataques', e como são um bando de moleques (e algumas 'minas') mimados 'pseudo revolucionários' e ignorantes digo que o que eles fizeram não é de forma alguma ARTE!

O que vimos foi uma MANIFESTAÇÃO política, muito embora os próprios não saibam disso passando ao largo dos movimentos artísticos contemporâneos. Já aprendemos com os 'performers', que confundiam todos com a 'transitoriedade' de suas 'intervenções', que para se 'fazer' ARTE há que se ter a 'intenção de'. Não foi o caso, vimos um PROTESTO de um grupo de pixadores revoltados contra o sistema capitalista (zzzz) defendendo a 'arte bruta' nascida nos guetos e nas ruas e que hoje é comprada por playboys para decorar seus apartamentos (zzzzzzzz). Sinceramente, who cares?!

Se não fossem os 'playboys' comprando tudo o que vêem pela frente não teríamos Warhol e a Pop Art (Crítica e estética! Melhor nem falar das famílias de 'playboys' da Idade Média, os Medicis), muito menos poderíamos conhecer hoje o marginal, pixador e grafiteiro Basquiat, à quem essa molecada ignorante bem nascida deve muito e muito.
Mas é besteira falar sobre isso, eles "são burros e não sabem nada", como gritava meu xará Caetano Veloso para uma platéia que o vaiava num destes festivais nos anos 60 o xingando de "vendido para o sistema". Waalll, 40 anos depois e essa juventude não aprendeu nada!!!

Sobre o tal estudante que foi expulso da faculdade, e que iniciou esse movimento todo, escrevi em 13/06/08 "Cidadania x Arte", o post completo você lê aqui e abaixo destaco o trecho:
- "Se o objetivo era chamar a atenção do 'sistema corrompido' (ai, que preguiça!) que buscasse então formas mais civilizadas para tanto, ou melhor, trocasse de curso e fosse estudar ciências sociais, pois aposto o meu piercing como esse cara não leu o básico do básico sobre história, economia e sociologia. Sem contar que obviamente ele é um péssimo 'artista'"

Nenhum comentário: