segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Algumas curiosidades sobre a revolução cubana

Algumas curiosidades que poucos sabem sobre a revolução cubana:
--Não foi feita SOMENTE por doze barbudos que subiram a Sierra Maestra. O núcleo armado contou com várias outras frentes e apoio de movimentos sociais nas cidades.
--Apesar disso, a teoria da revolução cubana foi sistematizada por um livro complexo de Regis Debray, filósofo francês: Revolução na Revolução. Debray dava a entender que um simples grupo bem treinado poderia derrotar um exército bem treinado apoiado e armado pelos USA.
--O movimento cubano nunca enfrentou um exército bem treinado e motivado, contando com apoio dos USA. Assim que foram avançando, os USA foi tirando o apoio, buscando cooptar Castro e o exército de Batista foi se desmanchando.
-- Debray, ao ser preso na Bolívia, "parece ter falado demais" como anotou Che Guevara em seu diário. Hoje Debray, agora gaulista, foi um dos inspiradores da invasão do Haiti que depôs o padre progressista Aristide. Sim, nós brasileiros estamos lá dando apoio a um golpe e invasão ocorridos com apoio da França e USA.
--Che Guevara, em nome do internacionalismo, queria ser o líder do movimento na Bolívia, indo contra os dirigentes do pc local. Fidel Castro apoiava isso em nome do internacionalismo e nunca voltou atrás, que eu saiba.
--Não foi, inicialmente, um movimento marxista-leninista. Fidel disse não ser comunista várias vezes. E continuou dizendo. A última vez foi em 1986.
--O Partido Comunista Cubano tinha mudado o nome para Partido Populista Socialista (PPS ou algo assim) e estava apoiando Batista. Só mudaram de opinião na última hora.
--O partido foi reconstruído totalmente de cima para baixo, a partir de 61, aproveitando alguns dos antigos quadros. O primeiro congresso do partido só ocorreu em 1975.

Nenhum comentário: