Do texto ao filme: a temática queer na literatura e no cinema, organizado pelo Prof. Dr. Fábio Figueiredo Camargo, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e por Luciene Guimarães, doutoranda no programa de Littérature et arts de la scène et de l’écran, pela Université Laval, no Canadá, é uma coletânea de artigos de professores e pesquisadores, explorando filmes adaptados de textos literários que tratam da representação da temática queer. À luz de teorias de gênero, da adaptação, da intermidialidade e da psicanálise, os autores se debruçam sobre filmes de diversos países e configurações culturais bem como de temporalidades variadas. Esse repertório inclui filmes do francês Jean Genet, dos norte-americanos Todd Haynes, Duncan Tucker, James Ivory, Rob Epstein, Jeffrey Friedman, dos brasileiros Carolina Jabor e José Antônio Garcia, do taiwanês Ang Lee, assim como do sul-africano John Trengove. Os filmes aqui tratados têm em comum serem adaptações de livros que têm como tema central personagens queer. O percurso que leva do livro ao filme, não é por acaso. As diversas abordagens teóricas investigam como o cinema contemporâneo trata o personagem homoerótico, que já foi, em outros tempos, objeto de estereótipos e moralismos, evoluindo para um retrato mais complexo de personagens e narrativas. Ir do texto ao filme é desvelar os percalços da publicação de um livro de temática queer.
Sabe-se ainda que o roteiro cinematográfico de um livro adaptado está sujeito a transformações e supressões em função da recepção do público de cinema. Os artigos apresentados analisam diversas questões em torno das adaptações, como a desconstrução do gênero Western no filme O segredo de Brokeback Mountain (2005), ao abordar a paixão entre dois caubóis do Oeste dos Estados Unidos entre os anos de 1963 e 1981, haja vista que o queer perturba representações anteriormente consagradas pelo cinema. O livro também aborda filmes como Transamerica (2005), que conta a trajetória de um pai transgênero, e O Corpo (1991), adaptado do conto homônimo de Clarice Lispector, tratando de um trisal. Ainda, dois filmes do cineasta Todd Haynes, um dos representantes da geração New queer cinema, são explorados neste livro. O primeiro é Poison, que estabelece uma estreita relação com o único filme de Jean Genet, Un chant d’amour (1950).
O segundo é Carol (2015), adaptado do livro de Patricia Highsmith, que, devido ao autoritário código Hays norte-americano dos anos 1930-1960, foi proibido, e trata do relacionamento entre duas mulheres nos anos repressivos de 1950. O filme Maurice (1987), dirigido por James Ivory, adaptado de E. M. Forster, propõe uma leitura sobre um importante intertexto histórico: a condenação do escritor Oscar Wilde. Já o filme Howl (2010), de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, é aqui analisado como a representação ou a transcriação do poema do beatnick Allen Ginsberg. O filme Inxeba: The wound (2017), de John Trengove, adaptado do livro de Thando Mgqolozana, aborda uma questão cultural complexa com relação à masculinidade em uma tribo da África do Sul. Finalmente, o filme Aos teus olhos (2017), de Carolina Jabor, adaptação de peça teatral do catalão Josep Maria Miró, explora a banalização da mentira e a relativização da verdade e o conceito de pós-verdade na sociedade contemporânea. O livro é produzido pela editora O sexo da palavra, e conta com 26 páginas coloridas, sendo todos os cartazes dos filmes analisados impressos em página única, além de frames captados, o que amplia a qualidade visual do objeto. A editora está disponibilizando a partir do dia 18 de janeiro a pré-venda com 15% de desconto no link: www.osexodapalavra.com/cinemaqueer. O livro oferece uma contribuição no campo interdisciplinar, podendo despertar interesse tanto dos estudiosos de gênero, quanto da intermidialidade, assim como daqueles que estudam as relações entre literatura e cinema.
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