sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Ousadia Necessária: Alunos da Unipac Protestam no Orkut

Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior[1]

O Orkut, muitas vezes associado aos blogs, vem desempenhando um importante papel de espaço para debate e discussão de questões de interesse público e coletivo. Um dos assuntos em pauta no Orkut é a educação.Vem de longa data o esforço desenvolvido pelas universidades particulares em na busca de uma educação superior de qualidade. Para quem vê a grande expansão da UNIPAC em nossa cidade, essa busca parece ter sido conquistada.

Os alunos da UNIPAC, em protestos no Orkut, esclarecem que ainda falta muito para se considerarem satisfeitos. Roberta Abadia Carvalho, aluna do primeiro período de Pedagogia, destacou em um manifesto publicado na comunidade DCE UNIPAC Campus Bom Despacho no Orkut que existiu uma grande insatisfação de alguns alunos com a suspensão das aulas durante os jogos da última Copa: “E, mais grave do que isso, é o que vem inserido por trás de tal resolução: a excessiva regressividade do sistema de ensino; a ineficiência crônica de seus administradores, que ao contrário do que conscientizam nas salas de aulas, através de seus educadores, deixam claras características e traços que inibem a promoção do aluno, promovem distorções impercebíveis no calendário escolar, além de aumentarem os já existentes entraves na relação aluno/universidade.” Roberta, que em outra postagem na comunidade avisa estar reunindo os alunos no intervalo das terças e quintas na biblioteca da UNIPAC, também escreveu que “na verdade, nota-se que existe na instituição uma preocupação exclusivamente arrecadadora; sem o intuito de contribuir na estruturação de um aluno crítico, reflexivo e consciente”. O artigo de Roberta se mostrou tão bem escrito que confirmei uma verdade da qual já desconfiava: os alunos precisam ser mais valorizados e motivados, pois fazem a diferença positiva dentro de uma escola.

Na mesma comunidade há alunos que, manifestando-se de forma anônima, quem sabe temendo perseguições dentro da instituição, questionam: “livros continuam faltando, o xerox continua o mesmo preço, o estacionamento é para quem chegar primeiro, o resto é lá fora ,a faculdade não tem um projeto para prefeitura para facilitar a manobra dos especiais na margem da BR262, quem sabe depois que morrer uma turma inteira isto mude, né...no mais tá tudo bom.”

Indignado, outro aluno apresentou, também sem revelar seu nome, queixas semelhantes: “Temos os salgados e os preços deles na cantina, a biblioteca que não tem livros, os laboratórios de informática que não tem pc, o prédio novo dentro do esgoto, banheiros sem sabão, água e papel, etc, etc e etc...Aff! Se eu continuar, vou ficar até amanhã.” Nas postagens, uma constante reclamação foram os preços praticados pela cantina. O mesmo aluno acima disse: “os preços são abusivos e a qualidade, variedade oferecida não é das melhores”. Warle, aluno do curso de Direito, também apresentou cobranças: “Acho que falta mais participação dos alunos nas decisões do curso , sobre quantidade de livros , e até sobre questões relacionadas à didática (...).”

Esperamos que a voz dos alunos possa ser ouvida, daqui em diante, sem medo de repressão por parte da instituição e que seja tomada como uma crítica construtiva e necessária. Comunidade DCE UNIPAC CAMPUS Bom Despacho: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3599724. Para visualizar a página de um blog ligado ao movimento estudantil mineiro: http://retomarpt.blogspot.com/



[1] Mestre em Estudos Literários na UFMG e Doutorando em Teoria e História Literária (UNICAMP).

Um comentário:

Revistacidadesol disse...

Do blog do Rosemberg:

Mais recentemente, o Deputado Federal “Jaiminho Martins”, até então “Presidente da Comissão de Viação e Transportes” da “Câmara dos Deputados”, juntamente com o Assessor do Ministro dos Transportes, Drº Humberto Miquilis, dos Engenheiros do “DNIT”... Drº Álvaro Campos de Carvalho + Drº Rogério Chaves Molina e TAMBÉM DE SEU ASSESSOR-CHEFE, O COMPETENTE BOM-DESPACHENSE E AMIGO, DOUTOR FRANCISCO CANÇADO, POPULAR “NIQUINHO”, estiveram na “UNIPAC - Campus Bom Despacho” – ( 06/0409 ) - e onde foram recepcionados pela renomada direção do citado “Campus” além de Vereadores e outras autoridades desse município. O que motivou a visita foi a discussão sobre as propostas para resolver o problema do trânsito intenso entre o trevo de Bom Despacho com a BR 262; do acesso à “UNIPAC” e a outras empresas. Em sua explanação o Deputado Federal Jaime Martins afirmou que já solicitou diretamente ao Ministro dos Transportes estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para adequação de capacidade/duplicação e restauração do trecho da BR 262, compreendido entre Nova Serrana e Uberaba, o que beneficiará – PRINCIPALMENTE - a comunidade bom-despachense e – ESPECIALMENTE – de toda nossa região CENTRO-OESTE, em especial, destacou a possibilidade de se atender ao pedido da “UNIPAC” para implantação de um acesso mais seguro à Universidade. Esclareceu que os estudos de viabilidade desta obra - (‘rotatória’) - encontram-se na área de planejamento e execução do “DNIT”.