sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Um Curioso editorial sobre Tropa de Elite

Um Curioso Editorial sobre Tropa de Elite

O jornal Fique Sabendo, daqui de Bom Despacho, cujo editor é Valmir Rogério, publicou o seguinte editorial a respeito do filme Tropa de Elite:


Tropa de Elite, Um filme em forma de realidade


Até que enfim, surgiu um filme no Brasil com ‘cara de Brasil’ (sic), o longa metragem ‘Tropa de Elite’ é uma produção do Cineasta José Padilha. Cerca de 2 milhões de telespectadores assistiram a produção, marcada pela forma de combate das operações de táticas especiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro).
Protagonizado por Capitão Nascimento (Wagner Moura), o filme retrata a realidade de como a polícia do Rio de Janeiro reage ao tráfico de drogas na capital e com os entorpecentes chegam às favelas e às faculdades.
A produção com certeza chocou o país, pois a maneira como foram exibidas as ações dos policiais comoveu bastante gente. No entanto, vale lembrar aos telespectadores sobre a linguagem mais usada no filme. Os tradicionais palavrões brasileiros aparecem constantemente, de Filho da P...a Vai tomar ..... É uma pena, pois esse aspecto negativo, poderá tirar a possibilidade do Brasil ganhar um Oscar, o que deixará a produção com um certo abalo educacional (!)
Haja vista, que o ‘Tropa de Elite’ também retrata a corrupção dos policiais cariocas. Em suas primeiras cenas, alguns militares vendem armas para os traficantes, fato considerado comum no Rio, pois recebiam míseros salários, para correrem atrás dos bandidos, assim foi confirmado no filme. “Pra quê trocar tiro, se tem como negociar”, diz Capitão Nascimento, no seu relato de como os policiais e os traficantes agiam em momentos de negociação suspeita.
Os mineiros dão Graças a Deus por ter Minas Gerais como um estado referência no que diz respeito à segurança pública. Segundo alguns especialistas, a Polícia Militar de Minas Gerais é uma das mais conceituadas do Brasil, porque apresenta baixos índices de corrupção. Querendo ou não é uma instituição modelo para outras forças de corporação militar do Brasil e do mundo.
Vendo virtualmente a forma de como o BOPE trabalha, ou ‘Caveirão’, como é chamado no Rio de Janeiro, fica claro que o sistema penitenciário e jurídico tendem a ser muito estudados pelo Poder Judiciário e por outras instituições do mesmo parâmetro, pois se o país está desse jeito, é porque alguém o deixou assim. E por acaso, alguém sabe quem foi? (Que chave de ouro!)

8 comentários:

Penetralia disse...

Pois é, Tropa de Elite perdeu! Quem mandou colocar palavrões? Foi tamanho o "abalo educacional" (o que será isso?) que o filme perdeu! Mas aí vem Tropa de Elite 2...Já pensaram o abalo do novo editorial?

Pela liberação do palavrão no cinema e na imprensa!

Alziro Patafisico disse...

Mas é o samba do crioulo doido... E isso é crítico de cinema é???

Ítalo Coutinho disse...

Prof. Lucio, como seu blog fechou? será uma grande perda para a cidade. Sds. rubro-negras. Italo

Penetralia disse...

Hoje vi que o Valmir apagou minha defesa no blog dele (www.jornalfiquesabendo.blogspot.com)

Todo mundo na cidade sabe que o Fique Sabendo foi um jornal de oposição, financiado pela oposição, mas quando perdeu apoio passou-se para a situação descaradamente. Ele chegou até a chamar o Haroldo de Hitler em público. Depois Haroldo virou o guia genial dos povos!


O incômodo dele se deu quando questionei a tiragem dele, que é pequena, inclusive qualquer pode ver quando o pacote chega na rodoviária: só acredito que sejam três mil exemplares se o IMV provar.

Isso que Valmir disse que acontecia (postura antiética) no Revista Cidade do Sol não aconteceu, é MENTIRA: dei direito de resposta para todo mundo, me retratei sempre com os que se julgaram ofendidos.

Quanto a criticar, tudo bem, mas mentindo tem de aceitar o revide.

Suponho que o blog acabou porque denunciaram algo do material, quem sabe do Laerte Braga, que é muito agressivo e ousado militante do PT radical. Afinal, esse pessoal é "empregado" e tem muito tempo para ficar clicando em "denunciar".

Abs do Lúcio Jr.

AF STURT disse...

Então quer dizer que o revista cidade do sol não existe mais?
Se brincar esse também sai fora do ar!

Ítalo Coutinho disse...

professor Lucio, voce tem MSN ? informa pra gente teclar

Penetralia disse...

Oi, Italo. Ah, estou meio desanimado com esse mundo virtual, sinceramente e vou me ocupar de outros afazeres.

Abs do Lúcio Jr.

Ítalo Coutinho disse...

Lucio, nao desamine rapaz, precisamos, mesmo que contraditariomente falando, alguem para contrapor, opor, é chato um cachorro sem pulgas, volte!