sexta-feira, 6 de março de 2009

Cogumelo de Espuma

Para fugir da violência do Rio de Janeiro, agravada pela inadimplência do poder público, a jornalista Anni Martinez muda-se para Belo Horizonte. O que ela não sabe é que ninguém foge do seu destino, e combater a perversão do poder será a sua lição inevitável.

Na capital mineira, Anni recebe uma caixinha de papel mâché com evidências sobre o crime de uma acompanhante profissional. Entre a lista de suspeitos estão senadores, deputados, ministros e até o governador do Estado. Começa então uma verdadeira caçada ao assassino, em que a jornalista poderá contar apenas com o amigo Jovi – esse, um fotógrafo excêntrico que circula no meio político com facilidade, mas que esconde um segredo terrível.

Num clima de traições e mentiras, o enredo se desenvolve para o seu objetivo principal que é narrar sobre os bastidores da política e os mecanismos da corrupção, as ambições do ser humano e sua maneira de atingi-las, suas paixões e os diversos caminhos usados para saciá-las, e a febril sensação de estar acima de tudo e de todos que acometem alguns atores da nossa sociedade.

No prefácio, o acadêmico e editor da Academia Mineira de Letras, José Bento Teixeira de Salles, comenta que o romance, que traz como título uma sugestiva expressão da medicina legal, prende e atrai o leitor, graças ao texto leve e claro, e ao desenrolar da trama. “O enredo traz consigo dois ingredientes básicos para estimular o gosto e espicaçar a curiosidade do leitor: as sugestões de sexo e as evidências do crime. E isto é feito sem explorações demagógicas, ou muito menos escandalosas e sensacionalistas”

Cogumelo de Espuma é instigante e envolvente, às vezes, concentrado e patético, mas sempre amparado pela realidade, não só do panorama político atual como também da história das pessoas comuns, ainda que esta realidade beire à lenda – fora do ar e do tempo.

Mais informações: www.cogumelodeespuma.com.br

Nenhum comentário: