quinta-feira, 28 de maio de 2009

Julien Coupat: a esquerda volta às armas

Pessoal, vejam se entenderam o mesmo que eu dessa matéria no Le Monde: Julien Coupat, jovem ativista (boa pinta e com discurso de intelectual) preso e acusado de ter tramado um atentado (e liberado hoje), anunciou que o pacto criado após a Segunda Guerra entre direita (que deixaria de ser fascista) e stalinistas (que abriram mão de tentar tomar o poder via revolução armada) foi rompido por Sarkozy. Julien é acusado de ser o mentor de um grupo suspeito de ter sabotado o TGV francês (trem bala). Até onde entendi, ele está preso na "Maison de La Santé", o que trouxe muitas críticas ao governo, que confunde ativista político com doido, reabilitando a velha psiquiatria repressiva.

Coupat acusa a esquerda francesa de imobilismo e diz que a política conservadora de Sarkozy, ao romper o pacto de 45 sem maiores complexos, abre a possibilidade da volta da luta armada na França. Confiram:

http://www.lemonde.fr/societe/article/2009/05/25/julien-coupat-la-prolongation-de-ma-detention-est-une-petite-vengeance_1197456_3224.html#ens_id=1164748

Nenhum comentário: