sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Resposta a Rafael Freitas


Rafael: essa resposta sua para mim tem afirmações estranhas, mas tudo bem.

Em primeiro, você me responsabiliza por universalizar um modo de produção indevidamente. No entanto, Portugal colonizou o Brasil e estabeleceu aqui um modo de produção. Existiam grandes plantações de cana de açúcar para exportação, por exemplo. E existiam capitanias hereditárias gerenciadas por nobres portugueses.

A teoria de Ignácio Rangel, respondendo a Jacob Gorender na Revista Civilização Brasileira, é que Portugal não tinha como exportar um modo de produção mais avançado para o Brasil. Ele exportou o escravismo e o feudalismo (esse último sendo o modo de produção em que Portugal ainda vivia, embora já existisse uma economia mercantil).

Nos anos 60 o advogado e líder das Ligas Camponesas Francisco Julião registrou a presença, aqui, ainda, do cambão, um imposto do grande fazendeiro ao camponês, semelhante à corvéia europeia. O camponês era obrigado a trabalhar vários dias de graça. No Nordete brasileiro também foi registrado o direito de pernada, ou seja, o direito do dono de terras de passar a primeira noite dos recém-casados com a esposa do camponês. Foram também registrados castigos humilhantes. 

Você me acusa de me alinhar com o discurso pós-moderno, logo a seguir. No entanto, abstrair a presença dessas relações atrasadas é que leva a minimizar os problemas do país. O PCB chega, a partir desse tipo de erro, a dizer que o PT está fazendo uma revolução capitalista, o Brasil "está virando um país imperialista!" Que erro grotesco. E chegou a ser dito em rede nacional!

O Brasil tem, sim, uma economia composta de monopólios --mas são voltados para o exterior, dominados por potências estrangeiras, assim como existe modernização no campo, mas sempre no sentido de modernizar o latifúndio em termos de tecnologia. Mas a exploração é feudal. Há casos de trabalhadores morrendo de exaustão, trabalhando horas e horas sob a vigilância de capangas brutais, assim como ainda há casos de trabalho escravo.

Quanto ao livro de Cássio, até o ponto em que entendi, quer igualar positivamente Vargas e Lula em termos de avanços para os trabalhadores, no sentido de um "governo popular" e não nesse sentido que você dá, de reprodução de relações burguesas.

A grande mudança que se deu é que agora existe a UDN de macacão (PT) compartilhando o estado em tensão constante com os quadros de um partido herdeiro da UDN tradicional (PSDB), o que gera crescente tensão, pois compartilham o estado, usam das mesmas práticas corruptas e denunciam uns aos outros.

Lula "não é líder e nem é carismático". Como assim? Claro que é, carismático seria no sentido de "ter o dom da graça", no sentido de ser comunicativo, uma figura paternal, canalizando anseios populares. Max Weber é pós-moderno ou é um autor do início do século XX? Não acho que esse conceito seria "idealista", ou seja, seria um elemento religioso. Essa análise é materialista, sim. Infelizmente, o socialismo celestial de Gerson é idealista. Ele conta com as divisões do Papa, eis o problema.

Aqui não se trata de eurocentrismo, mas justamente o contrário. Não há como pensar o país sem verificar seu enorme atraso. Os teóricos do PCB dos quais você se aproxima estão justamente "revendo" essas teorias e negando o atraso. Além de negarem a tese de que o Brasil é semifeudal, devido ao fato de seu estado ter nascido como uma colônia portuguesa, eles vão ainda mais longe e julgam que o Brasil tem multinacionais que predam outros países.

Falta a eles a teoria do capitalismo burocrático: embora nosso capitalismo seja similar aos do primeiro mundo, ou seja, a economia é composta de monopólios, ele é associado a resquícios coloniais que ele só busca modernizar (latifúndio), assim como suas multinacionais são voltadas para fora, associadas ao capital externo.

Assim, embora sejamos grandes exportadores de alimentos, a fome ainda é o nervo exposto de nossa sociedade.







10 comentários:

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=zDJee4stYN0
União das Repúblicas Capitalistas Soviéticas.

Revistacidadesol disse...

O Trotsky fez mesmo essas observações no livro NOssas Tarefas, de 1906. Para ele, Lênin era a direita da social-democracia.

Existe continuidade entre Lênin e Stálin, sim. Trotsky é que não é leninista, devido ao fato de que ele sempre amoitou esse tipo de afirmação. Mas agora: o bolchevismo como desvio de direita, como oportunismo vanguardista? A revolução de outubro bastaria para desdizer tudo disso.

Capitalismo de estado para o Lenin seria o estado empreendedor, seria algo positivo.

Anônimo disse...

Verdadeiros marxistas: Karl Marx, Friedrich Engels, Lenin, Leon Trotsky, Mao Zedong, Nicolae Ceausescu, Erich Honecker, Salvador Allende, Che Guevara, Nahuel Moreno, Pol Pot...
Falsos marxistas: Stalin, Hoxha, Fidel Castro, Leonid Brejnev, Iuri Andropov, Nikita Khrushev, Mikhail Gorbachev, Ho Chi Minh....
Mao = gênio da Nova Democracia.
Trotsky = Revolução Permanente.

Anônimo disse...

Mao Zedong adaptou ideas de Leon Trotsky para fazer a revolução no campo. Che apoiou a teoria de Trotsky, ao passo que queria levar o socialismo para paises do terceiro mundo.

Revistacidadesol disse...

Cara, vc é burro! Trotsky era totalmente contra os camponeses, tanto que dizia que a revolução degenerou devido ao camponês Stálin!

Che apoiou a teoria de Trotsky. Na prática sim, queria exportação revolução, mas para o terceiro mundo, Trotksy jamais aprovaria. Ele só pensava em primeiro mundo.
Salvador Allende era reformista...revolução permanente era: aventuras militaristas na Europa ou volta ao capitalismo na URSS.

Anônimo disse...

Trotsky então era um ortodoxo marxista? Marx também queria a revolução no primeiro mundo.
E o sr. Lúcio sequer é comunista.

Revistacidadesol disse...

Trotsky era um fracassado, um toupeira vaidoso...Fracassou a vida inteira. Rompeu com o Lenin, foi menchevique, dançou, em julho de 17 viu que levara ferro. Disse que mudou de ideia, virou bolchevique. Continuou com as confusões como ao embananar em Brest-Litovsk e na Polônia, falou besteira sobre sindicatos, Lênin enfim morreu avisando que Trotsky não era bolchevista porra nenhhuma. Continuou não sendo e acabou expulso e morreu no exterior, assassinado por um de seus colaboradores mais próximos, a quem ele sugeriu que fosse para a URSS praticar sabotagem ao invés de casar-se com Silvia Ortoff. Sim, Marx queria a revolução no primeiro mundo. Mas ela não rolou, pq acabou o capitalismo de livre concorrência e surgiu o capitalismo dos monopólios, o imperialismo, que complicou as coisas na periferia e resolveu no centro. Isso não entrava na cabeça dura do Trotsky de jeito nenhum. O que presta é, por exemplo, a crítica dele ao Nietzsche.

Não, eu não sou comunista e vc não é anônimo...kkkk

Anônimo disse...

"Mas ela não rolou, pq acabou o capitalismo de livre concorrência e surgiu o capitalismo dos monopólios, o imperialismo,..."

Então tragamos de volta o capitalismo de livre concorrência e que se dane o socialismo.

Anônimo disse...

Você é "comunista".... mas não defende o fim do Estado. kkk poser.

Revistacidadesol disse...

Meu caro, o capitalismo de livre concorrência não volta mais, pois agora existem os grandes monopólios multinacionais e o capitalismo entrou na sua fase de decomposição e de guerra mundial.

O estado não acaba por decreto, como os anarquistas querem. É um processo. Tentar isso é ser derrotado logo em seguida, com as consequências q vc sabe quais são.