O PERSONAGEM
TROTSQUISTA
Cássio Caetano Braga [1]
RA: 2265541
Sálua Bueno Almeida[2]
RA: 2257301
RESUMO
Esse
artigo trata da polêmica desencadeada, por ocasião da passagem do centenário de
Jorge Amado, a respeito do personagem Abelardo Saquila em seu romance
Subterrâneos da Liberdade. Críticos como Celso Lungaretti e a filha de Sachetta
afirmam que o personagem Abelardo Saquila representa, de forma injusta e
deturpada, o ex-militante comunista Hermínio Sachetta. Nossa hipótese é que o
personagem de Saquila é apresentado de forma que mantém laços com o real, ou
senão, sob um prisma que mantém relações com os fatos históricos reais. A
própria polêmica, que leva pouco em questão o fato de que o livro é uma obra de
ficção, deixa a entender que o fato do romance ser inspirado em personagens
reais provoca ainda, tantos anos passados, relações passionais nas pessoas
reais.
Palavras-chave: Jorge Amado, literatura, polêmica,
Trotsky, Sachetta, PCB, militância
1 INTRODUÇÃO
Nos anos 30, Jorge Amado
dedicou-se a escrever um romance bastante extenso a respeito de sua militância
comunista em meio à Era Vargas. Mais do que um romance de um escritor engajado,
ou seja, que adere a alguns dos interesses da esquerda, Jorge Amado escreveu
literatura partidária, ou seja, escreveu sobre o contexto nacional de um ponto
de vista militante, com claras intenções didáticas. Esse tipo de proposta é bem
o que Lênin propunha para os escritores que desejassem aderir à causa
proletária. Pode-se dizer, a favor dessa vertente, inclusive, que toda produção
literária também é, direta ou indiretamente, envolvida por um sentido político.
Assim, pode-se dizer que nos anos 30 Jorge Amado foi militante, ou seja,
organizou sua literatura numa proposta política, mais do que simplesmente um
literato engajado. Antes, porém, Jorge Amado percorreu uma determinada
trajetória que vamos sumarizar aqui.
Inicialmente, simpatizou
com o Modernismo de 22, mas não foi propriamente um modernista como Oswald de
Andrade e Mário de Andrade. Jorge Amado foi um autor muito atento à cultura
popular baiana, foi muito ligado ao Candomblé e à cultura afro de sua região,
trazendo-a para sua literatura de uma forma muito orgânica, o que não era comum
na literatura brasileira. Sua literatura tem, portanto, uma forte cor local, um
diálogo com o modernismo e também um engajamento político que, bastante claro
inicialmente, diminuiu depois do impacto do Relatório Kruschev em 1956.
No início dos anos 30,
quando seus livros fizeram sucesso, Jorge Amado foi classificado como autor
“regionalista”. Juntamente com Rachel de Queiroz, José Américo de Almeida e
Graciliano Ramos, era considerado da “geração de
Pode-se supor que, embora
tivessem elementos modernistas em comum, esses não eram suficientes para
dirimir as diferenças que existiam entre os modernistas paulistas e a chamada
geração de 30. Os romancistas nordestinos acima citados obtiveram aceitação
muito grande devido à temática social que despontava nos anos
Um fator que influenciou
foi o interesse que a esquerda em geral, e em especial o partido comunista
brasileiro, teve em tal temática, que atendia bastante ao gosto da esquerda, em
seu interesse em temas nacionais e populares que representassem denúncia da
realidade social. Outro fator que atraiu foi seu pouco experimentalismo com a
forma, sua linguagem naturalista e realista, o que tornava os romances muito
mais didáticos e aceitáveis, mas alienava, de cara, a simpatia de Oswald de
Andrade, autor de romances bem mais experimentais e que demonstravam
preocupação em subverter o enredo e a forma tradicionais. Quando surgiram os
romances de 30, incorporando a língua mais solta e mais coloquial do modernismo
e “redescobrindo o Brasil”, sob a forma de vivências nordestinas ainda pouco
tematizadas, avançava em temáticas ainda pouco conhecidas, mas que dentro em
pouco passaram a ser debatidas em todo o país.
Inicialmente, Jorge Amado
escreveu O País do Carnaval, onde o
personagem principal, Paulo Rigger, faz o contrário do protagonista de João
Miramar, romance de Oswald de Andrade: o retorno depois de um período morando
na Europa. Rigger demonstra ceticismo e elitismo em relação ao país, falando em
chicotear o povo, além de pouca simpatia em relação aos comunistas e fascistas,
aos quais chegava a igualar, repudiando ambos. A relação com o modernismo é
clara, mas Amado, ao verificar que esse romance destoava dos demais, afirmou
que esse era único que teve um protagonista que não refletia suas posições, não
tinha a ver com ele.
Nos romances posteriores, Cacau, Jubiabá e Suor, a literatura de Amado evoluiu num sentido
sociológico e terminou por suplantar os dois escritores paulistas em aceitação
por parte do público e da crítica. Obteve, inclusive, consagração internacional,
algo até então incomum entre os escritores brasileiros. Boa parte de seu
sucesso internacional se deu em função da difusão de seus textos por parte dos
partidos comunistas de todo o mundo. Os romances acima citados, junto com
outros, como Capitães de Areia e Subterrâneos da Liberdade, encaixavam-se
muito bem às premissas do realismo socialista então em voga na União Soviética.
A idéia era criar romances em que o povo, as massas, eram os principais heróis,
desmontando a narrativa individualista burguesa e transmitindo um conteúdo
aproveitável aos socialistas. Pode-se dizer que mesmo Oswald de Andrade, que
chegou a chamar Jubiabá de “Ilíada Negra”, foi influenciado por Jorge Amado em
seu romance cíclico Marco Zero, texto
onde buscou conciliar experimentalismo formal com engajamento político comunista.
Sendo assim, não procede a acusação trotsquista de que Jorge Amado e o realismo
socialista não lidavam com as questões formais.
No início da carreira,
Jorge Amado, frequentou um ambiente onde havia antipatia ao coronelismo
nordestino e às antigas oligarquias atrasadas. O primeiro livro de Jorge Amado,
O País do Carnaval, relaciona-se claramente com a problemática modernista, ao
narrar a volta do rapaz Paulo Rigger, depois de uma temporada de vários anos na
Europa, em sua volta ao Brasil. O livro lembra um pouco as Memórias
Sentimentais de Miramar, mas no sentido contrário: ao invés de ser o brasileiro
que sai para a Europa, o tema de Amado é o retorno e a readaptação ao ambiente
local. Esse livro celebrizou-se pela famosa frase de Rigger, que comentou que
só se sentiu brasileiro quando dançou o carnaval e bateu em sua mulher, Julie.
No entanto, vale a pena registrar que a geração de 30 atritou com os
modernistas paulistas. Em determinados momentos, Oswald de Andrade referiu-se a
eles sarcasticamente como os "búfalos do Nordeste". Igualmente, Jorge
Amado também chegou a afirmar que o modernismo de 22 era um movimento que
compreendia pouco a vida do povo, não reconhecendo seus laços com ele.
Depois de sua ruptura com
o partido comunista, Jorge Amado desenvolveu, em seus romances posteriores, uma
linguagem mais carnavalesca e personagens tais como Quincas Berro D´ Água e
Gabriela, sendo ambos, respectivamente, um senhor já idoso que volta ao
universo da prostituição e da boemia e uma mulher que rompe com o que é
esperado para o comportamento de uma mulher em sua sociedade. Assim, Jorge
Amado passa a elaborar personagem que questionam a moral, que são boêmios ou
fanfarrões.
Ele alegava que, enquanto
uma vez ligado ao partido, se sentia tolhido em sua arte e que precisou romper
com o partido para ser mais livre enquanto escritor. Amado dizia que não foi o
relato dos supostos crimes de Stálin (hoje duramente questionado pelo professor
norte-americano Grover Furr em seu livro Kruschev
Lied, ainda sem tradução no Brasil) que o fez afastar-se do partido
comunista brasileiro, e sim a necessidade de ser menos militante e adquirir
maior liberdade artística. Gabriela, Cravo e Canela, romance com grande
aceitação nos Estados Unidos quando foi publicado, obtendo crítica favorável no
New York Times e elogiado por escritores como Mario Vargas Lhosa, foi
considerado o primeiro romance de uma nova fase de Jorge Amado. Sobre Stálin,
Amado afirmava não ter sido surpreendido pelo relatório de 1956, mas dizia já
saber de tudo desde 1954, quando discussões a respeito estavam em curso na
União Soviética. Ele falou que lá havia um “degelo”.
Curiosamente, esse é o
título de um romance publicado na época por Ilya Erehmburg, também um
romancista na linha do realismo socialista que fez a crônica da revolução de
outubro de 1917 e dos tempos subsequentes.
2
JORGE AMADO E O ROMANCE PROLETÁRIO SUBTERRÂNEOS DA LIBERDADE
O romance focaliza a
atividade clandestina do partido comunista, em meio a greves, atos e
manifestações operárias e populares. O partido vivia um dos piores momentos de
sua história, amargando a dura derrota após a tentativa de tomar o poder em
1935. Seu maior líder, Prestes, estava preso, assim como boa parte de sua
militância. Posteriormente, com as denúncias de Kruschev contra Stálin, Jorge
Amado afastou-se do partido e publicou Gabriela,
Cravo e Canela, obtendo grande repercussão nos Estados Unidos. Hoje a
crítica considera que esse romance marcou uma nova fase, distinta da literatura
partidária. O que estamos chamando de "literatura partidária" poderia
ser chamado de realismo socialista. Esse termo em geral é muito pejorativo. No
entanto, não para um cineasta de vanguarda como Glauber Rocha, que elogiou
Jorge Amado nos seguintes termos:
Nenhum crítico
lukacsiano, tipo Carlos Nelson Coutinho, Leandro Konder, que são os
representantes aqui do pensamento aqui do pensamento de Lukács, Gramsci,
escreveu um ensaio sobre Jorge Amado. A crítica de esquerda só escreve sobre
Graciliano Ramos, que é um velho artigo do Antonio Candido que é repetido, mas
sobre Jorge Amado ninguém escreve, não têm coragem de entrar no assunto.
Escrevem sobre a literatura soviética. Literatura e humanismo, livro do Nelson
Coutinho, é o maior absurdo. Um cara, no Brasil, escreve um livro sobre o
romance realista socialista e não escreve sobre Jorge Amado que é o maior
romancista realista socialista do mundo. Jorge Amado é tão importante quanto
Brecht, é o romanceiro popular, fez o que o Brecht fez no teatro. Reverteu as
operações dramáticas, colocou o proletariado como personagem principal,
subverteu a língua e subverteu a estrutura do romance. Criou uma coisa popular
e revolucionária (ROCHA,
1980, p. 32).
Assim,
pode-se dizer que Jorge Amado, mesmo fazendo romance militante, inova tão
radicalmente como Brecht, como comenta acima Glauber Rocha, ou seja,
experimenta não só novos temas, mas também em termos formais. O grande
argumento dos formalistas e surrealistas, usado até mesmo pelos concretistas
para condenar o realismo socialista seria que ele não pensa uma forma
revolucionária para um conteúdo revolucionário. O romance de Jorge Amado é
polifônico no sentido em que rompe com o ponto de vista de um herói somente. Os
heróis são as massas. Mesmo os personagens do povo, mais simples e humildes,
participam da narrativa, ou seja, fazem a história.
3
SUBTERRÂNEOS DA LIBERDADE X PORÕES DA DECÊNCIA
No
ano de 2012 se deu o ano de centenário de Jorge Amado. Essa data comemorativa
ativou uma polêmica dos trotsquistas com relação à obra de Jorge Amado.
Sobressaiu uma questão polêmica, objeto de vários artigos: a narrativa de
Subterrâneos da Liberdade teria sido injusta com um personagem histórico real,
o trotsquista Hermínio Sachetta, transformado, no romance,
Em artigos recentes, o
jornalista e militante do PSOL Celso Lungaretti e a filha de Sachetta (Paula
Sachetta) exigiram, em artigos, afirmaram que Subterrâneos tem um retrato falso
de um comunista por parte de Jorge Amado. O máximo que Amado fez foi afirmar
que no tempo de Subterrâneos da Liberdade ele via tudo muito em preto e branco.
Nesse ponto vou abordar algumas das aparições do personagem Saquila no romance
e debater as posições apresentadas, que associam o personagem a um personagem
histórico real e pedem uma autocrítica, não ficcional, mas sim real. Lungaretti
e os outros se esquecem que Subterrâneos da Liberdade é um texto ficcional, não
pretende ser um relato real, histórico. Nossa hipótese é não que existe, então,
sentido em cobrar uma autocrítica de Jorge Amado. Outro fato é que têm surgido
evidências da colaboração de Trotsky com os nazistas e os japoneses. Esse fato
histórico é muito importante para debater a obra Subterrâneos da Liberdade,
pois o principal argumento dos críticos de Jorge Amado é que a narrativa
histórica à qual se refere o romance, ou seja, os fatos reais, estariam sendo
deturpados.
Primeiro
argumento dos adeptos do trotsquismo é que Hermínio Sachetta foi acusado de
fracionismo trotsquista. Ora, o Sachetta histórico era de fato um trotsquista,
tanto que foi expulso do partido comunista brasileiro em 1937 e participou, a
seguir, da IV Internacional e escreveu, posteriormente, textos teóricos
trotsquistas. Assim, não existe uma "acusação" de trotsquismo - e sim
uma evidência. Nossa hipótese nesse trabalho é que Saquila é realmente apresentado
de forma negativa no romance, mas existem, dentro do romance, algumas nuances,
como quando se debate arte moderna - o debate tende a dar razão a Saquila. Isso
possivelmente não foi levado
4
ENTRE ABELARDO E HERMÍNIO: um personagem se rebela contra o seu autor
Atualmente, é praticamente
um consenso que os comunistas ao tempo de Stálin era conservadores em termos de
arte, desejavam arte acadêmica e os trotsquistas eram a favor da experimentação
e da liberdade artística. Essa é a posição predominante que tem a crítica a
respeito de Subterrâneos da Liberdade, considerado seu romance mais
"stalinista", ou seja, mais politicamente dirigido.
No entanto, pode-se
contra-argumentar que Jorge Amado também inova: ele cria um romance polifônico,
com várias vozes e posições ideológicas diferentes, sem um narrador que
didatize tudo e produza, a todo momento, juízos de valor que facilitem o
entendimento do romance. Diante de Subterrâneos, o leitor também precisa sair
da passividade, precisa ser ativo e buscar o sentido dos diálogos e situações
políticas. Pessoas comuns, gente do povo, distantes das classes dominantes,
ganham o primeiro plano do romance, seguindo o ensinamento de que são as massas
que fazem a história.
Curiosamente, no artigo
chamado Jorge Amado e os Porões da Decência, publicado em 1954, o jornalista
Sachetta, curiosamente, assume ter sido retratado - ou melhor, detratado, no
romance Subterrâneos da Liberdade. Assim, Sachetta julga ter sido o modelo do
personagem e se rebela violentamente contra o retrato que foi feito:
O semianalfabeto
ilustre, hoje traduzido em várias línguas da órbita russa e, por força do
aparelho kominformista, mesmo no ocidente, se me apresenta sob pseudônimo -
Saquila - preocupa-se em fazer com que o leitor me identifique, referindo-se,
de passagem, a meu nome partidário da época (SACHETTA, 2012).
O leitor, no entanto,
dificilmente teria como identificá-lo apenas por um nome partidário, a não ser
que fosse ligado ao partido na época. De fato, pode-se notar que as opiniões do
autor sobre o personagem Abelardo Saquila em Subterrâneos confirmam são
posições trotsquistas (portanto, próximas, em algum grau, daquelas professadas
por Sachetta na vida real):
O jornalista achava
que nos países semicoloniais o movimento comunista se encontra ante um impasse:
não podia nem vencer nem mesmo progredir, dependia por inteiro do fim do
capitalismo nos países imperialistas, naqueles que os dominavam política e
economicamente. Dizia tudo aquilo tirando baforadas de fumo de um cachimbo,
numa voz doutoral que não admitia discussões (AMADO, 1982, P. 86).
Ora,
como não ver nas palavras acima, de Abelardo Saquila, a teoria da revolução
permanente de Trotsky, que colocava a vitória da revolução russa na dependência
da revolução na Europa? A solução, para Trotsky, era disseminar a revolução
para o resto da Europa ou retornar ao que havia antes de outubro de 1917.
Não
é o narrador de Subterrâneos e sim um personagem, Rui, quem acusa Saquila de
uma posição não comunista em política, ou seja, de preferir a aliança com o
político paulista Armando de Salles Oliveira e sua proposta de golpe contra
Getúlio ao movimento organizado das massas. A acusação, portanto, não é
exatamente de trotsquismo, mas sim do seguinte:
Acusou Saquila de
atividades divisionistas, de agir de forma antipartidária, levantando uma
campanha contra a direção no seio das bases, criando dificuldades para o bom
cumprimento das tarefas, sabotando-as em última instância, já que criava a
confusão entre os companheiros. A linha política tinha sido amplamente
discutida antes de ser aprovada pela direção nacional do Partido. Aprovada que
fora, cumpria aos militantes leva-la à execução. E se tinha algum ainda o que
discutir, devia fazê-lo nos organismos próprios e não sair numa atividade
grupista a recrutar opositores, em cochichos, em reuniõezinhas privadas, onde
até a vida particular dos camaradas era objeto de intrigas e infâmias. E agora,
nesse primeiros dias após o golpe, sentia-se um recrudescimento da atividade
desse grupo. Em vez de ajudarem os companheiros a levantar a luta necessária
contra o Estado Novo, estavam apontando o golpe como o resultado de uma linha
política falsa do Partido, dificultando a pesada tarefa dos companheiros da
direção, alastrando um pessimismo perigoso entre certas bases do Partido. E
tudo indicava que Saquila era o centro de todo esse grupo, sua figura dirigente
(AMADO, 1982, p. 198).
No
entanto, diante dessas palavras, mesmo assim Saquila negou com veemência a
acusação de trotsquista. Sachetta, em seu artigo Porões da Decência, ataca com
virulência Jorge Amado, não negando totalmente as posições defendidas pelo personagem
Saquila. No romance de Jorge Amado, Saquila defendia, contra a linha adotada
pelo partido, o golpe de estado dos paulistas, ou seja, o putsch ao invés do
movimento de massas. Depois de afirmar intempestivamente que Jorge Amado não
mantinha contato com o PC e sim com o jornal Meio Dia dos nazistas, Sachetta
afirma que era, na verdade, contra os dois candidatos que disputavam o cargo de
presidente:
Não cabe ora
recapitular as teses que, àquele tempo, constituíram linhas de cristalização
das duas alas dos comunistas do Brasil
De qualquer forma, é certo
que Sachetta está contra o candidato José Américo, que a linha do partido tinha
consensualmente apoiado. Ele não estava numa posição diametralmente oposta à do
personagem retratado em Subterrâneos; há pontos de contato entre a ficção e a
história. A crítica a Saquila em Subterrâneos foi feita nos seguintes termos
pelo militante João:
Compreende, Ruivo.
Putsch e não luta de massas, direção de burguesia e não de proletariado...Não
há diferença entre o que ele pensa em política e o que ele pensa
O
próprio romance apresenta, também, a defesa que Sachetta faz do surrealismo e
afirma que as críticas de Ruivo à arte surrealista, que ele acusa de possuírem
sentimentos sujos, são chamadas de primárias, o que demonstra tolerância à
diversidade de opiniões:
O Ruivo interrompia a
longa resposta que Saquila iniciava com um gesto onde revelava todo o desprezo
que lhe mereciam as considerações de João:
--Essas são
afirmações primárias... (AMADO,
p. 197).
Curiosamente, esse romance
não é, portanto, um romance que excluiu os debates e as posições contrárias a
ele mesmo (pois é evidente que esse romance é favorável a Stálin e é um romance
tido como realista socialista). Isso depõe a favor de Jorge Amado, que, mais do
que mero militante, é um grande artista, produz um texto literário que tem
múltiplas interpretações.
Quanto ao realismo
socialista, o fato dessa linha ter sido escolhido é o fato de que o estado
socialista precisava fazer um trabalho ideológico junto às massas. Noutro
plano, a política cultural foi de valorizar as minorias. Toda etnia tinha
direito a seu território, seus jornais e meios para poder preservar sua
cultura. O programa de Trotsky e Breton para a cultura, que prevê anarquismo,
direção alguma, não pode ser adotado nem por uma secretaria de cultura. Ele
denuncia um elemento já há muito comentado: o trotsquismo guarda elementos de
anarquismo, ou seja, individualismo exacerbado.
A hipótese de Sachetta e
Lungaretti, assim, não procede. Cobrar de uma ficção que apresenta um mundo
possível uma atitude diversa em relação à personalidade histórica de Abelardo
Saquila é ignorar que o livro não é história e sim ficção. O que Lungaretti
está fazendo é justamente querer tolher a liberdade do artista. Já a
manifestação de Sachetta e de sua filha denunciam justamente que o personagem
ainda provoca e inquieta, provocando debates e discussões, o que provavelmente
foi o objetivo do texto que, embora didático, de fato é construído de uma forma
dialógica, ou seja, ao se construir em meio a diálogos, quer possivelmente
promover novos diálogos, ou seja, o debate, a discussão, a polêmica.
CONCLUSÃO
O romance Subterrâneos da
Liberdade foi acusado, quando da passagem do centenário de Jorge Amado, de
fazer um retrato deturpado de Hermínio Sachetta, jornalista que estaria
retratado na figura de Abelardo Saquila. O que pudemos verificar é que o
romance não tem um narrador didático, que dá opiniões definitivas sobre todos
os assuntos. Em dados momentos, Saquila é apresentado como vaidoso, possível
agente da polícia, mas por outros ele critica a opinião dos companheiros a
respeito de obras de arte e chama suas opiniões de primárias, ou seja, a
palavra lhe é dada. Mostramos também que as posições políticas do personagem
têm pontos em comum com as do Hermínio Sachetta histórico, a partir de um
artigo onde Sachetta discute, de forma ácida e hostil, o romance de Jorge
Amado. Se existe, portanto, um retrato, essa hipótese passa a ter fundamento a
partir das palavras do próprio possível retratado, que estabeleceu uma ligação
com o personagem, vendo-se ali retratado e tendo sentido necessidade de fazer
correções ao retrato pintado por Jorge Amado. Mas a questão era justamente o
fato de que o personagem não era Sachetta. A ingenuidade de Sachetta e
Lungaretti fazem com que eles deixem de lado o fato de que romance é uma obra
de arte e se atenham somente aos aspectos históricos, como se Subterrâneos
fosse uma obra do historiador Eric Hobsbawn, por exemplo, e não uma obra de
arte, que trata de um mundo possível.
Nos anos 30, Jorge Amado
ligou-se à chamada "geração de 30" e caminhou paulatinamente para uma
literatura partidária, a partir da repercussão intensa dos temas sociais que
abordava. Os Subterrâneos da Liberdade
é a crônica da era Vargas do ponto de vista dos militantes do partido
comunista. O romance foi publicado em três volumes: Os Ásperos Tempos, a Agonia
da Noite e a Luz no Túnel. É um romance que não tem um protagonista somente,
mas sim um romance constituído, em grande parte, de diálogos, incorporando,
inclusive, a voz dos oligarcas, criando um painel social que funciona com
finalidades didáticas. O romance fazendo a crônica do partido também foi
experimentado na União Soviética e foi preconizado pelo leninista Andrei
Jdanov, que afirmava que era preciso que essa estética estimulasse o entusiasmo
revolucionário e fizesse, em favor do partido, um trabalho ideológico. Pode-se
objetar inúmeros argumentos contra Jdanov, mas o fato é que em seu tempo (anos
20) uma estética marxista praticamente não existia. Hoje em dia pode-se dizer
que a estética marxista são Brecht, Einsenstein e o Cinema Novo brasileiro, mas
há muita controvérsia a respeito. O tema tem sido deixado de lado após a queda
do Muro de Berlim em 1989 e ainda demanda maiores estudos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
AMADO,
Jorge. Os Subterrâneos da Liberdade.
Rio de Janeiro: Editora Record, 1978.
LUNGARETTI,
Celso. A lição de moral que Jorge Amado
recebeu de Jacob Gorender. Disponível em: <http://naufrago-da-utopia.blogspot.com.br/2012/05/
devido-minha-proximidade-com-varios.html>. Acesso em 20 de dezembro de 2012.
PONTES,
Mateus de Mesquita e. Jorge Amado e a literatura de combate. Da literatura
engajada à literatura militante de partido. REVELLI Revista de Educação, Linguagem
e Literatura da UEG-Inhumas. ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009.
RUY,
José Carlos. Debate: a Controvérsia de
Jorge Amado e Hermínio Sachetta. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=168282&id_
secao=11>. Acesso em 20 de dezembro de 2012.
SACHETTA,
Hermínio. Jorge Amado e os porões da
decência. Disponível em: <http://www.marxists.org/portugues/sachetta/1954/mes/poroes.htm>.
Acesso em 20 de dezembro de 2012.
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