quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Detalhes e comentários dos Leitores

 

Detalhes e comentários dos Leitores

 

            Os leitores dessa coluna sempre deixam comentários muito inteligentes e que sempre surpreendem positivamente a mim. Agradeço a todos vocês. Fiquei bastante impressionado, especialmente, com a história da santa do povo de Bom Despacho, Berenice. A dois leitores desses leitores, Laércio Ribeiro e Rita de Cássia Fidélis, e, em especial Laércio, agradeço especialmente. Ele obteve uma das raras imagens de Berenice que existem, bem como um simpático texto a respeito. Laércio disse-me que essas crônicas o fazem viajar no tempo, o que é um elogio encantador. Agradeço imensamente. E qual não foi minha surpresa quando, ao procurar dentre os comentários na internet, deparei-me com uma crônica pronta que reproduzo aqui:

 

DETALHES, DE ROBERTO CARLOS, E O CAMBURÃO NA SERENATA NA PRAÇA SÃO JOSÉ

Alex Souza

 

Bons tempos das famosas serenatas. Lá pelo idos de 1983 um amigo estava arrumando um namoro ali pelos lados da Praça São Jose. Preparou as canções de Roberto Carlos, afinou os violões, chamou os amigos e arrumou até flores.

Na primeira dedada nas violas apareceu o camburão da PM:

_ Que isso aí?

Corri na veraneio:

_ É só uma serenata curta; já vamos parar…

_ É você Baiano? Perguntou o guarda, que conhecia meu pai e me conhecia do Colégio Tiradentes.

_ É né, sou eu, respondi. E a turma cantando e tocando (…detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes pra esquecer…)

A voz dos cantores de uma rateada, mas todo mundo jura que não. Fazer o que!

_ Tem golo? Perguntou o policial.

Achei que ele ia querer e falei:

_ Não, Não. A gente não bebe…

E o guarda avisou ao sair:

_ Ok. Tamo na área. Se der alteração já sabem, né?

 

SERENATA COM TOCA DISCOS NA MÃO

 

Outra namorada e outra serenata, agora sem violão. Inventaram de levar um pequeno toca discos, daqueles com agulha e uma caixinha de som na tampa. Um som horrível.

Colocaram uma música internacional e um amigo segurava o aparelho. Salvo engano um sucesso que toca até hoje: Please don’t go, de KC & The Sunshine Band. Só que o amigo, sacaneando, deixava o aparelho virar na mão, um pouco, de propósito.

 

Please don’t go

Don’t go “uououou”              

Don’t go away

Please don’t go

Don’t go “uououou”

I’m begging you to stay

 

Amigo é assim; ajuda a perder a namorada, mas não perde a brincadeira.

Nenhum comentário: