quarta-feira, 6 de maio de 2009

Diogo e Machado, Fellini e Glauber

Há tempos que estou para falar essa: Lucas Mendes e Diogo Mainardi escreveram artigos sobre Barack Obama, o BO. Ou melhor, sobre o Bo, o cachorrinho português de Obama. Diogo Mainardi, em sua republicanice contra Obama, comparou-o com Quincas Borba, que também tinha um cachorro chamado Quincas Borba.

O absurdo é que Diogo Mainardi acha que Machado de Assis é ele e que aquele trecho de filosofia de Quincas Borba onde se lê a famosa frase "ao vencedor, as batatas", de um determinismo fatalista (Malthus?) é "a" filosofia de Machado de Assis! Não, senhor. É a filosofia de um personagem que enlouquece e morre logo a seguir.

Por mais que se possa interpretar uma obra de inúmeras formas, existem interpretações que devemos proibir por constituírem contra-senso. Essa do Diogo é uma. Aquela filosofia de Quincas está lá para ser parodiada e destruída. Machado não gostava daquelas filosofias cientificistas e fez o possível para ironizá-las. Há até quem identifique a loucura de Quincas a um desmoronamento psíquico causado pela homossexualidade. E essa leitura se baseou na descrição de como o andar de Quincas era comentado pela sua extragavância.

Tanto Machado ironizou essa linha de pensamento que um seu representante, Sílvio Romero, caiu de pau em Machado acusando-o justamente de híbrido estéril, mulato neurótico, relacionando sua cor da pele com suas características psicológicas: pessimismo, melancolia, cinismo, etc. Consta que Machado ficou muito sentido com essas críticas, realizadas com base naquilo que era "o fino" da sociologia, da biologia e da filosofia na época impactadas por Darwin.

Uma vez Diogo ironizou Glauber por dizer frases como "Fellini é mulher!" Ora, mas isso pode ser interpretado como algo como: "o cinema de Fellini é feminino". Já a interpretação de Diogo nos faz lançar uma indagação: "Diogo é Machado"?

Na-na-ni-na-não...

2 comentários:

jamesp. disse...

Para você ver,meu caro Lúcio,que a subliteratice do mainardi não é picuinha.Um sujeito que se diz escritor a confundir escritor com narrador é o fim.Ele e a abominável Fernanda young deveriam se juntar para escrever um seriado de terror na globo.Um abração,Lúcio.

Henrique Hemidio disse...

Falar do Mainardi pra que?
Besteira... é outro que não deve ser levado a sério, ele ganha pra isso