segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Desprazer de ser entrevistado na TV

Dei bastante risada dessa crítica. Estava no site Matéria Prima:


Com o lema "muito respeitoso", o programa "Prazer em Conhecê-lo" não se importa em tratar os entrevistados com cretinice
Equipe Matéria Prima
O programa "Prazer em Conhecê-lo" vai ao ar todos os domingos às 23h, na RedeVida de Televisão, apresentado pelo jornalista Brancato Jr, que, após anos produzindo programas de TV de alto gabarito, conseguiu realizar o sonho de comandar algo no formato do programa "Pinga Fogo" (exibido na extinta TV Tupi) ou "Quem Tem Medo da Verdade" (exibido pela TV Record). Os dois programas contavam com a participação de convidados para encurralar o entrevistado com perguntas bombásticas tiveram na década de 1960.

Sem dúvida, o programa "Prazer em Conhecê-lo" não quer ser enérgico, investigativo, indiscreto ou repugnante. Pelo contrário. É sempre "muito respeitoso" com os entrevistados. O programa conta com um time de entrevistadores inacreditável, uma dupla de filhos de Brancato Jr com atitudes cretinas e mais um casal de amigos que parecem ficar amedrontados ao questionarem os entrevistados, devido ao programa ser exibido em um canal católico.

Brancato Jr dirige o "espetáculo" e utiliza um tom completamente inadequado a um programa de entrevistas, fazendo gerar pequenas pérolas do ridículo. Um exemplo claro disso foi na entrevista com Martinha (cantora da Jovem Guarda). Brancato Jr perguntou à cantora se alguma vez ela havia dito o nome do Senhor em vão. Caberia fazer uma outra pergunta relacionada ao espetáculo que a cantora estava preparando.

Bem, mas isso não é nada. Em outro programa, dessa vez com Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Brancato Neto, o célebre filho do apresentador, perguntou ao entrevistado se ele confiava mais na justiça dos homens ou na justiça de Deus. Uma pergunta inapropriada, desprezando o envolvimento do entrevistado como poder judiciário.

Outra vítima do programa foi a jornalista da TV Cultura Salete Lemos. Ela "tagarelava" sobre os barracos que aprontava com o ex-marido antes de se separar. Enquanto respondia aos entrevistadores, um pequeno detalhe deve ter escapado pela produção do programa. A reação dos apresentadores foi instantânea. Foram flagrados pelas câmeras com expressões sérias, diante do relato que a convidada fazia para o pacato telespectador da RedeVida. Logo após Salete terminar, Salete, filha de Brancato Jr, com uma expressão sem graça e um sorriso amarelo, tentou mudar de assunto perguntando "qual é a sua cor favorita?" A entrevistadora não soube sair daquela situação. Afinal, a sua incompetência está à altura.

A cada semana surgem inúmeras pérolas com situações divertidíssimas no programa. Se você quer dar risada de atuações de pessoas de "primeira classe" em fazer perguntas tolas e cretinas assista "Prazer em Conhecê-lo". É um ótimo programa que ensina o que não se deve perguntar em uma entrevista. Afinal, segundo o próprio jornalista Brancato Jr, "o maior espetáculo para o homem ainda é o próprio homem".

Imagem//www.redevida.com.br/grade/programas.html
Depois de tanta cretinice, muito "prazer em conhecê-lo"

OS COMENTÁRIOS QUE NÃO TIVEREM O NOME COMPLETO DO AUTOR E EMAIL PARA CONTATO NÃO SERÃO PUBLICADOS
Autor: Equipe Matéria Prima, 3º jornalismo
Comentários: Deixar um comentário

Um comentário:

Penetralia disse...

Para os aluninhos de jornalismo: o Jô tb encerra muitas lições, pois no Prazer pelo menos o entrevistado completa um raciocínio, não é?