terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Marxianos em Guerra: Paulo Arantes X Ruy Fausto

A Revista Piauí do mês passado trouxe uma resenha a respeito do novo livro de Paulo Arantes, O Novo Tempo do Mundo. A resenha revela a briga entre dois marxianos. Ela é pitoresca desde o princípio. Fausto chama Arantes de "niilista e neomarxista".  Ou é marxista ou niilista, Fausto!

Ruy dá uma de "pensamento carrapato" em Arantes, me parece, já há alguns anos. Num vídeo recente, Arantes corajosamente compara Dilma a Geisel e comenta, com razão, que a Força Nacional está acantonada em Belo Monte, ou seja, trabalhadores estão trabalhando sob a mira das armas por lá. Dilma gosta de se comparar a Jango e a Vargas. Fausto evidentemente não comenta isso. Ele polemiza a suposta conivência de Fausto com a juventude que usa máscaras e pula catracas.

Adolescentes pulando catraca! A nova forma da subversão! Ruy critica a violência revolucionária dizendo que ela "nos" enfraquece. Nós quem, Ruy? Você anda no movimento pulando catraca? Fazendo pequenos furtos em loja, combatendo "a lógica da mercadoria", como diria Robert Kurz?  Que posição política é essa? Seria Ruy um libertário? Um marxiano? Ruy comenta que "o único país totalitário é a Coreia do Norte". Eureeeekka!!!!

Mas Ruy, espera. Tem mais uns países totalitários aí, meu velho! Tem Laos, tem China, Vietnã e Cuba! Fale mais sobre o Laos, comparando-o com a Coreia, use o seu totalitômetro...






4 comentários:

Anônimo disse...

Estímulos governamentais empobrecem a economia

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2027

Anônimo disse...

Texto muito mal escrito, cujo autor precisa aprender a ler melhor, para entender as posições em conflito. Além disso, há erros de redação!
Não se trata de entrar no mérito das posições políticas, mas de prestar um pouco mais de atenção!

Revistacidadesol disse...

Não existem posições em conflito entre os dois. Os dois são marxianos, cortam com o projeto político de Marx.

Apenas Ruy Fausto escandalizou-se com determinadas posturas "coquetes" de Arantes, ao flertar com Losurdo, Canfora e os jovens anarquistas.
Mande sua revisão do texto e eu publico de novo. Abs, meu revisor anônimo gratuito...vou prestar muita atenção quando vc publicar com seu nome.

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=NVJtL4eDdXo