segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Algumas anotações

Se eu registrasse seria Amanuense Belmiro estragado. Karnal na TV Cultura: a ciência faz Hiroshima e penicilina, a religião, Auschwitz e Capela Sistina. Pondé com seu óculos de "modernidade covarde" apareceu, Teologia, Pascal e Dostoiévski também. Metaforologia, Die Sorge Geht Uber die Fluss.

Minha professora Angélica Sátiro está na Espanha. Coisas estranhas se passavam no te-a-tro & a conversa é toda muito break, blow, burn.

Cláudio: uns toques, ideias plásticas: No Limite é Survivor, Big Brother é da Endemol, é tudo versão de programas norte-americanos, holandeses, etc. A velha questão da cultura aqui ser postiça, que fala Schwarz. Na Globo é verdade porque a Globo é espuma flutuante, fútil, colonizada. No entanto, Milton cantando no Criança Esperança me comoveu, teve homenagem a Villa-Lobos e a Guignard, que a Angélica não sabe pronunciar, infelizmente, etc, mas deu alguma esperança. Mas não vou doar, pois não se consegue isenção fiscal e, afinal, quem vai declarar esse dinheiro no imposto de renda? A Globo? A UNESCO? Todo mundo pedindo. A trupe pedindo grana.

Glauber reagiu violentamente a Schwarz quando ele disse isso do tropicalismo (que era versão da arte pop): senão o Cinema Novo viraria versão complexa e cabocla da Nouvelle Vague e por aí vai. Hélio Oiticica, diante da Rolling Stone de 1972 também reagiu assim: por que precisa ser cópia da daqui, se tem tanta gente talentosa em design no Brasil? Voltando: Glauber esculhambou Schwarz: os tropicalistas eram anti-Beatles, anti-Rolling Stones.

Também combato essa ideia de que tudo no Brasil é versão de algo da metrópole, mas às vezes tem coisa que...tem uns bozos da vida, né? E tem Papai Papudo, Vovó Mafalda e o Socialismo Brasileiro de Televisão faz aniversário, como dizia meu amigo escritor Dênis Reis.

3 comentários:

claudio disse...

ola lucio
gostei do banner-link .

não fiva bem clara a diferença entre cópia , plágio e reprodução autorizada . nossa cultura é de comprar pronto e não criar , pq dá trabalho . e custa caro .

de qq forma , só reconhece uma cópia quem conhece o original . é disso que nossa industria dee entretenimento - rede globo - tira proveito .

silvio santos apresenta seus programas "embromol" deixando bem claro que não ´uma ideia nacional . "este roda a roda , programa que faz sucesso em 87 países ... " . para um auditório de sbt , essa declaração é um atestado de superioridade , e não uma vergonha , como seria na globo , excetuando-se o caso do BBB que todo mundo abe que é internacional .

lamento meirelles e falabellas , e mais obando de importadores de entretenimento pretaporter . só lamento .

ontem assisti 10 episodios em maratona de "30 rock" . é incrível . morro de inveja . choro de desespero .

jamesp. disse...

Lúcio,aquele lonk p/o twitter estava quebrado lá no blog.Me adiocione como jamespenido,please.
Coloque uma foto ou avatar porque o povo não gosto daquele quadrado marrom(rs).Abração.

Penetralia disse...

Cláudio: obrigado. Aqui ficou muito saturado. Adoro seu blog, mas é pesado e custa a carregar.

James: obrigado por tudo! Vou te adicionar, ainda tou començando a mexer com tuíter...

Abs do Lúcio Jr.