quinta-feira, 24 de abril de 2008

Murilo Mendes e Muriliana

, 10 de Março de 2008

Murilo Mendes
Canção do Exílio
Minha terra tem macieiras da CalifórniaOnde cantam gaturamos de Veneza.Os poetas de minha terraSão pretos que vivem em torres de ametista,os sargentos do exército são monistas, cubistas,os filósofos são polacos vendendo a prestações.A gente não pode dormirCom os oradores e os pernilongos.Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.Eu morro sufocadoEm terra estrangeira.Nossas flores são mais bonitasNossas frutas mais gostosasMas custam cem mil réis a dúzia.Ai quem me dera chupar uma carambola de verdadeE ouvir um sabiá com certidão de verdade.
Murilo Mendes(Juiz de Fora: 1901 – Lisboa/Portugal; 1975)
Postado por AlmaUai! às 15:34 0 comentários
Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2008

Muriliana
Lúcio Emílio Jr.*"(...) Antitotalitarista, antipassadista, antiburocratistaAnti tudo que é pau ou que é pífio.Saudemos MuriloPerenemente em pânicoE em flor."
Texto de Manuel Bandeira sobre Murilo Mendes
Para lembrar Murilo, basta pensar em pianos & vovó com asas caindo no álbum de retratos. Nada mais que um Poema Barroco. Nada além de uma Idade do Serrote. Murilo, elogiado por Glauber, é poesia visual. Glauber era a visualidade poética. Imagens em movimento: Murilo deixou a poesia brasileira em pânico, desceu de Juiz de Fora para o Rio ver Nijinski. Do brejo carioca para as alturas da música de Mozart, Murilo começou o mundo nos seios de Jandira e terminou apocalipticamente na Itália de Pasolini, depois de ter tentado converter Lúcio Cardoso das Minas escuras e fundas de sua vida para o catolicismo sensual/surrealista dele & Ismael Nery. Igreja Mulher.Murilo anti-Hitler protestou contra a anexação da Áustria. Como estamos precisando de Murilo agora, nesse tempo de Haider, Berlusconi, apagões. Murilo vivo no poema 1999, que me comoveu às lágrimas e me fez lembrar a Diamantina de JK, terra em transe. Murilorisada: há pagão porque há pagões? Em 1999, Murilo renasceu com sua poética da totalidade. 2001: Murilo sólido, Murilo pintado, Murilo escrito, muralha escrita, Murilo gasoso & líquido. E tenho dito.

Lúcio Emílio do Espírito Santo Jr. - mineiro de Belo Horizonte, radicado atualmente em Bom Despacho (MG) onde é professor de Filosofia e pós graduando em Literatura Brasileira na Unicamp – Campinas - SP

Nenhum comentário: