quinta-feira, 9 de julho de 2009

Som, Fúria & Oswaldo Thomás

O episódio de ontem de Som e Fúria tinha um personagem claramente inspirado no Gerald Thomas.

A história se passa assim: com a morte do diretor Oliveira, Dante recebe a incumbência de dirigir a Companhia careta do ex-amigo, que sonhava em reconciliar-se com ele e montar de novo um Hamlet quando foi atropelado por um caminhão.

O difícil é que Dante, diretor nada convencional, vai ter de engolir Oswaldo Thomás como diretor artístico e um surfista de novela das sete como Hamlet. Oswaldo Thomás é logo referido como "Oswald Thômas".

Os membros da companhia disseram que Oswald (que se pronuncia como Oswald de Andrade, corrige) "é uma farsa": já duelou com o Dante, com quem tem uma rivalidade terrível, além de ter montado A Tempestade na Alemanha nazista, com cenário cheio de suásticas. "Heil Hitler", grita um dos atores da Companhia que é agora de Dante. O debate sobre a obra de Oswald Thomas continua. Ele teria feito um Titus Andronicus com "um cavalo cagando e muita fumaça".

Corta. Entra, então, no Teatro Municipal, a figura do Oswald Thomas: uma bichinha falando em inglês ao celular e vestida com um lenço da moda. Ele falou ao telefone: "Acabei de chegar. Me chamaram para dirigir o Hamlet. Life is crazy!"

Quando Oswald se encontra com Dante, a tensão é clara. O diretor artístico novo vai logo dizendo: "Hamlet é uma peça morta. Dead. Eu quero um Hamlet...Como é que fala em português? Filthy? Ah, é pútrido. Um Hamlet pútrido, assim como um navio...navio fantasma" (diz algo assim entre resmungos).

A orientação do Oswald Thomas para os atores é ainda mais hilária. O ator que faz telenovela gagueja como Hamlet, enquanto a atriz estreante que faz Ofélia grita, pula, canta e se descabela; ela, aliás, fuma um baseado para parecer louca.

Depois de ver essas "desorientações" do Oswaldo Thomás, Dante chega para ele após o ensaio e diz: "Se você for colocar um cavalo cagando nessa peça, coloque na frente dessa atriz, tá?" E dá um relincho na cara de Oswaldo, que tem de limpar com o lenço.

Enfim, é uma clara paródia de Gerald Thomas: fala do uso da fumaça (famoso estilema do Gerald), referências à blognovela (que tinha um cachorro cagando), o Navio Fantasma ("Holandês Voador"), montagem da ópera do Wagner que deu polêmica nos anos 80, fora a referência a Oswald de Andrade, presente também num artigo de David George sobre o Gerald.

Um comentário:

claudio disse...

boa análise . poderia ter trocado shakespeare por nelson rodrigues or so , mas aí a estória da caveira , só pra começar , teria que ser recriada . e isso não está no contrato . quer dizer : criar não está no contrato .

não conhecia o original . mas parece a síndrome de donas de casa desesperadas , versão nacional do fabio barreto (sempre os barreto), que era um horror por imitar as desperate originais , até os penteados , nada a ver com o brasil ...

abrs