sábado, 25 de julho de 2009

Oswald Thomas e a Montagem de Romeu e Julieta no Tabuleiro de Xadrez

O Som e Fúria acabou ontem.

Ontem, Oswald Thomas fez uma montagem fantástica de Romeu e Julieta, colocando-os num palco que era um tabuleiro de xadrez e onde eles eram vestidos como peões. Outros estavam vestidos de cavalos e torres. Os atores reclamavam que mal conseguiam se mover com a complexa roupa que usavam. Oswald ficava atormentado, desejando mais cinza, menos luz. Eis que de repente ele mudou de ideia, gritando: "I´m feeling!"

Logo em seguida teve uma sequência ótima: ele introduziu uma dinâmica, diz ele, do teatro Oficina onde todos os atores se lambuzavam com tinta no escuro. Essa dinâmica, disse ele, era para repor toda a sensualidade da peça, que inicialmente ele tinha tirado. As imagens de mãos e corpos coloridos no escuros, além de gritos, foram acompanhadas de uma música dos Mutantes. Foi uma das melhores sequências da minissérie.

A montagem de Romeu e Julieta que Oswald Thomas fez me pareceu ter uma "quarta parede" entre os personagens e o palco, composta de cortinas. Ela não me pareceu tão ousada quanto a montagem "tabuleiro de xadrez" onde eles eram meros peões do "Jogo da Vida" e que tinha me feito rir bastante.

No núcleo Felipe Camargo da novela, digo, da minissérie, Dante ficou com Ellen, espantou o fantasma de Oliveira, vingou-se de Henrique/Macbeth desnudando-o de surpresa no palco, etc.

Oswald Thomas, que já era um personagem caricato do diretor de vanguarda à la Peter Brook no original, foi turbinado pelo Meirelles com alguns traços paródicos de Gerald Thomas, mas mesmo assim foi o melhor personagem da minissérie a meu ver.

2 comentários:

claudio-diet disse...

po lucio , concordo com nada . temos olhares diferentes . ou um rigor que ainda " vai acabar comigo " .

achei quase tudo falso , ri de algumas cenas , pensando em inglês .

e não entendi porque só o título da série não foi traduzido . pra disfarçar ? hahahahaha

Ana Maria disse...

Oi Junior
Gostei mto da miniserie tb. Mtas vezes o olhar sobre a Literatura é diferente mesmo, mas é por ai que se faz Literatura...
Beijocas

Aninha