quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Máquina do Fim do Mundo é Acionada

Experimento que recria Big Bang é acionado; assista
Acelerador de partículas. Foto:Cern
O acelerador poderá responder a questões fundamentais
Três décadas após sua concepção, o mais poderoso experimento do mundo da Física foi acionado nesta quarta-feira em uma área subterrânea na fronteira franco-suíça.

Um gigantesco acelerador de partículas, batizado de LHC (sigla em inglês de Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, poderá responder algumas questões fundamentais sobre o início do Universo.

No experimento desta quarta-feira, os engenheiros circularam partículas de prótons dentro de um túnel de 27 quilômetros de circunferência que abriga o LHC.

Após o sucesso dessa primeira parte, o próximo passo será projetar outras partículas na direção oposta para que possam colidir, recriando as condições que existiam no universo imediatamente após o Big Bang.

O aparelho, cujo custo é estimado em US$8 bilhões, foi projetado para atirar partículas de prótons umas contra as outras quase à velocidade da luz. A liberação maciça de energia causada pelo choque das partículas simularia as condições após a explosão que deu origem ao universo.

Em agosto, os engenheiros já haviam injetado raios de prótons de baixa intensidade no LHC, mas estes não completaram o percurso completo do túnel.

Massa

Os cientistas esperam conseguir identificar o surgimento de partículas tal como aconteceu no início do universo, algumas das quais nunca foram observadas antes.

“Vamos conseguir analisar a matéria mais profundamente do que jamais conseguimos”, disse Tara Shears, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra.

“Poderemos observar do que o universo se constituía bilionésimos de segundo depois do Big Bang”, afirmou.

'O que é massa?'

O LHC poderá responder a uma simples questão: O que é massa?

“Sabemos que a resposta será encontrada no LHC”, disse Jim Virdee, físico do Imperial College de Londres.

O modelo mais aceito sobre a formação da massa envolve uma partícula chamada bóson de Higgs, também conhecida como "partícula Deus". Segundo a teoria, as partículas formam sua massa através de interações com o campo que acompanha a partícula Higgs.

Leia mais:

Projeto

O acelerador foi construído pela Organização Européia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) em um laboratório subterrâneo na fronteira franco-suíça.

Desde a concepção até o acionamento do LHC nesta quarta-feira, foram 30 anos de pesquisas e vários obstáculos. O orçamento estourou várias vezes e o custo final ficou quatro vezes maior do que o previsto, por problemas de equipamento e construção do aparelho. O acionamento foi atrasado em dois anos.

Durante o inverno europeu, o LHC será fechado para que os engenheiros preparem o equipamento para reproduzir as colisões com energia total - e não de baixa intensidade, como nesta quarta.

“O que é tão empolgante é que não tivemos o lançamento de um equipamento tão grande durante anos”, disse Shears.

“Nossos experimentos são tão grandes, complexos e caros que não ocorrem com tanta freqüência. Mas quando acontecem, tiramos deles toda a física possível “, afirmou.

Um comentário:

Franciny Chequer disse...

Nossa recriar o Big Bang, e como querer recriar um mundo novo, uma humanidade nova, por mais fisica que seja extraida o que receberemos com isso, o que mais dá medo não e da fisica mas sim o que o homem pode fazer com toda essas informações, pois o casal de fisicos que descobriram a radiação e morreream por causa dela, se soubessem como seria a utilização da mesma, será que gostariam de ter descobert?
Mesmo foi com Santos Dumond, eles descobrem e a nossa ganancia destroi, me digão isso e uma coisa boa sim ou não ?

Beijos